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Título:
As representações sociais do bioma Cerrado entre os alunos
do Curso de Tecnologia em Gestão Ambiental do Instituto Federal
Goiano – Campus Urutaí.
Resumo: O objetivo deste trabalho foi
investigar as representações sociais dos alunos do Curso
de Tecnologia em Gestão Ambiental do Instituto Federal Goiano –
Campus Urutaí, sobre conceitos relacionados ao bioma Cerrado e
qual sua importância para o meio ambiente em geral, e contrastar
o discurso dessas representações sociais com o conhecimento
científico, tendo em vista que esse bioma passou a ser a principal
alternativa para a expansão da fronteira agropecuária no
Brasil, pois apresenta um relevo predominantemente plano com facilidade
para mecanização e possibilidade de irrigação
pela disponibilidade hídrica da região. A pesquisa é
de abordagem qualitativa, onde foi elaborado um questionário semi-estruturado
com questões relacionadas com o bioma Cerrado e suas formas de
preservação. A metodologia adotada se baseia em análise
de discurso do sujeito coletivo (DSC) de acordo com a teoria moscoviciana
de representações sociais. O público alvo foram dezenove
alunos do sexto período do segundo semestre do ano de 2010 e vinte
e dois alunos do primeiro período do primeiro semestre do ano de
2011, do Curso de Tecnologia em Gestão Ambiental do Instituto Federal
Goiano – Campus Urutaí, para se fazer uma comparação
dos alunos quando iniciam o curso e quando terminam, observando se no
DSC dos alunos do sexto período, houve avanço no conhecimento
científico em relação ao bioma Cerrado, quando comparado
com o DSC dos alunos do primeiro período. A participação
na pesquisa foi voluntária, sendo que os participantes tiveram
que entregar um termo de consentimento livre e esclarecido, pois se trata
de uma pesquisa com humanos, de acordo com o Conselho Nacional de Ética
em Pesquisa. O resultado encontrado foi que os DSCs tanto do primeiro
como do sexto períodos são bem semelhantes, sendo que o
cerrado aparece com objetivação na apresentação
do Estado de Goiás, sugerem a agropecuária como a melhor
opção de investimento nos arranjos produtivos para o cerrado,
e ainda, dão ênfase à riqueza de biodiversidade no
bioma Cerrado. Porém as respostas dos alunos do sexto período
tiveram textos mais coerentes em relação ao conhecimento
científico, comprovando que houve avanço no conhecimento,
alguns sugerindo inclusive alternativas para amenizar o conflito entre
produção agropecuária e conservação
ambiental. |
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