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Título:
Desenvolvimento local e território: uma reflexão sobre o
papel dos Institutos Federais de Educação, Ciência
e Tecnologia.
Resumo: O presente estudo teve sua origem
a partir da constatação de que os Institutos Federais de
Educação, Ciência e Tecnologia, criados em 29 de dezembro
de 2008, através da lei n° 11.892, têm atribuições
ousadas e responsabilidades desafiadoras para com a sociedade brasileira.
Por isso, se propôs analisar o papel desses Institutos Federais,
levando em consideração as finalidades, características
e objetivos traçados para esse novo modelo institucional, especialmente
no que tange às temáticas do desenvolvimento local e do
território, muito enfatizadas no texto legal. Diante disso, tomou-se
como exemplo o caso do Campus Sertâo, do Instituto Federal de Educação,
Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul para verifícar
se suas atividades educativas vêm sendo realizadas em consonfincia
com o que preconiza a referida lei. Para a consecuçâo dos
objetivos propostos, a pesquisa foi aplicada e utilizou a abordagem qualitativa,
com caráter exploratório, através da pesquisa bibliográfica
e do estudo de caso. Foi realizado um breve resgate histórico da
educação profissional e tecnológica no Brasil, da
Rede Federal de Educação Profissional, Científica
e Tecnológica e sua expansão, de como se deu a constituição
dos Institutos Federais e, ainda, da trajetória do Campus Sertão
desde a sua criação. Os conceitos de território e
desenvolvimento local também foram estudados sob a ótica
de vários autores que tratam desses temas, para maior entendimento
no contexto dos dispositivos legais. Os resultados foram apresentados
e discutidos através da reflexão sobre os artigos e incisos
da lei de criação dos Institutos Federais que tratam, explícita
ou implicitamente, da obrigação que estas instituições
têm com o desenvolvimento socioeconômico e cultural local
no seu território de abrangência. Além disso, foi
abordado como o ensino, a pesquisa aplicada e a extensão vinham
sendo desenvolvidos no Campus Sertão antes de sua integração
ao Instituto Federal do Rio Grande do Sul e o que mudou nos dois anos
que sucederam a implantação da nova institucionalidade.
Encerrou-se com uma análise comparativa entre o que já vem
sendo regizado pelo Campus e o que ainda é preciso ser melhor adequado
no seu funeionamento a fim de atender plenamente às exigências
legais e aprimorar sua atuação na promoçâo
do desenvolvimento local e regional. |
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