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Título:
O Colégio Técnico da Universidade Rural e
a produção da qualidade de ensino: investigando características
institucionais e familiares
Resumo: Este estudo teve
por objetivo central compreender a relação família/escola
e a produção da qualidade de ensino no Colégio Técnico
da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, analisando como as características
institucionais e familiares interagem na realização do sucesso
escolar. A fim de atender a esses objetivos, procedeu-se a uma análise
de dados obtidos a partir da aplicação de questionários
a alunos, pais e professores, cuja finalidade foi traçar o perfil
sociográfico desses agentes educacionais que interagem no desempenho
acadêmico dos alunos. Para tanto, trabalhou-se, principalmente,
com a contribuição teórica de Pierre Bourdieu acerca
do papel da família e da escola na produção da qualidade
de ensino, partindo-se do pressuposto que no campo escolar há um
habitus, isto é, um dispositivo de ação que orienta
os atores educacionais. Nessa perspectiva, procurou-se contextualizar
o Colégio em estudo, por meio de uma breve retrospectiva do ensino
profissional no Brasil, a origem do CTUR e sua estrutura e organização
atuais. Dentre as questões apresentadas, enfatizam-se: O CTUR é
hoje uma escola de prestígio? Em que medida a ação
da família e da escola influenciam na trajetória escolar
dos alunos? Conclui-se que o ‘efeito-escola’ pode ser percebido
através de várias ações da instituição
escolar, com destaque para a atuação do corpo docente no
tocante à importância dada à leitura como capital
cultural essencial à realização do sucesso escolar. |
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