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Título:
Contribuição interdisciplinar na Informática
para a formação do Técnico em Agropecuária
frente aos arranjos produtivos locais
Resumo: A presente pesquisa
teve por objetivo elaborar proposta de atividades interdisciplinares para
o currículo de Informática presente no Curso Técnico
em Agropecuária do Instituto Federal Catarinense que estivesse
em consonância com os arranjos produtivos locais, garantindo maior
contextualização do ensino de tecnologia em relação
ao mercado de trabalho. Constata-se, através da prática
diária, que a seleção dos conteúdos para esta
disciplina é realizada sem a observância de critérios
que visem sua contextualização e permitam a prática
da interdisciplinaridade, perdendo-se a oportunidade de aproximar o estudante
do mundo do trabalho. Para a consecução deste propósito,
tornou-se fundamental a identificação dos arranjos produtivos
locais nos quais a Instituição encontra-se inserida, quando
então se pode identificar as necessidades do mercado local e regional
no que se refere à tecnologia, culminando com a elaboração
de uma proposta de atividades para a disciplina de Informática
que atenda aos anseios do mercado de trabalho e que favoreça a
prática da interdisciplinaridade. Iniciou-se a pesquisa identificando-se
os arranjos produtivos locais nos quais o Campus está inserido
através de levantamento documental da Coordenação
de Integração Escola-Comunidade, responsável pelos
estágios da Instituição. Apontadas as organizações
que compõem os arranjos produtivos locais, aplicou-se questionário
do tipo aberto e fechado para identificar as necessidades tecnológicas
do setor. Após o conhecimento das demandas da área de tecnologia
oriundas destes arranjos produtivos locais, verificou-se uma ampla utilização
de recursos tecnológicos por estas empresas, com uma média
de 42 computadores por organização. A maioria delas (87%)
utiliza a internet como ferramenta de trabalho, possuindo inclusive site
próprio. Afirmaram também utilizar com grande frequência
os softwares MS Windows XP, MS Word, MS Excel, MS Powerpoint, além
de programas antivírus e o AutoCad. As empresas apontaram também
a utilização de softwares desenvolvidos exclusivamente para
o atendimento de suas demandas específicas, e o uso de outras tecnologias
como GPS, Notebooks e computadores portáteis. Diante desta verificação,
criou-se uma proposta de atividades para a disciplina de informática
que atenda às necessidades verificadas no mundo do trabalho e que
permita o exercício da interdisciplinaridade. Para subsidiar a
prática investigativa, realizou-se ampla revisão de literatura. |
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