Valkennedy de Moura Castro Dissertação na íntegra
 

Título: Uma abordagem interdisciplinar da informática educativa no Ensino Técnico em Agropecuária do CEFET Januária-MG

Resumo: Na sociedade em que vivemos, cada vez mais informatizada, temos grandes transformações, em especial nas formas de comunicação e de acesso ao conhecimento. Estas transformações tecnológicas modificam o processo de ensino e aprendizagem, e é papel da escola acompanhar estas mudanças. Pesquisadores têm indicado possíveis caminhos variados. Uma das alternativas apresentadas para a melhoria desse processo tem sido o uso da Informática na prática pedagógica. Neste contexto, a presente dissertação tem como objetivo avaliar a influência de atividades com o uso do software MICROSFOT EXCEL , na aprendizagem de conceitos estatísticos por alunos do Ensino Médio e Técnico em Agropecuária do CEFET JANUÁRIA localizada no município de Januária, Estado de Minas Gerais. Para chegarmos a este objetivo, foi elaborada, realizada e avaliada, pelo autor deste estudo, que desempenhou os papéis de pesquisador e de professor, uma intervenção pedagógica que se caracterizou pela organização de um curso envolvendo parte dos conteúdos estatísticos que os alunos teriam de estudar no curso de Técnico em Agropecuária. O curso foi realizado em um dos Laboratórios de Tecnologia (Informática) do CEFET com a participação de dez alunos. Os resultados mostraram que além do impacto do uso do software MICROSOFT EXCEL® ter sido positivo, sua proposta favoreceu um aprendizado otimizado dos conceitos estatísticos e, conseqüentemente, contribuiu com melhoras na formação dos estudantes para um mundo cada vez mais mediado pela informática.