|
Título:
Uma abordagem interdisciplinar da informática educativa
no Ensino Técnico em Agropecuária do CEFET Januária-MG
Resumo: Na sociedade
em que vivemos, cada vez mais informatizada, temos grandes transformações,
em especial nas formas de comunicação e de acesso ao conhecimento.
Estas transformações tecnológicas modificam o processo
de ensino e aprendizagem, e é papel da escola acompanhar estas
mudanças. Pesquisadores têm indicado possíveis caminhos
variados. Uma das alternativas apresentadas para a melhoria desse processo
tem sido o uso da Informática na prática pedagógica.
Neste contexto, a presente dissertação tem como objetivo
avaliar a influência de atividades com o uso do software MICROSFOT
EXCEL , na aprendizagem de conceitos estatísticos por alunos do
Ensino Médio e Técnico em Agropecuária do CEFET JANUÁRIA
localizada no município de Januária, Estado de Minas Gerais.
Para chegarmos a este objetivo, foi elaborada, realizada e avaliada, pelo
autor deste estudo, que desempenhou os papéis de pesquisador e
de professor, uma intervenção pedagógica que se caracterizou
pela organização de um curso envolvendo parte dos conteúdos
estatísticos que os alunos teriam de estudar no curso de Técnico
em Agropecuária. O curso foi realizado em um dos Laboratórios
de Tecnologia (Informática) do CEFET com a participação
de dez alunos. Os resultados mostraram que além do impacto do uso
do software MICROSOFT EXCEL® ter sido positivo, sua proposta favoreceu
um aprendizado otimizado dos conceitos estatísticos e, conseqüentemente,
contribuiu com melhoras na formação dos estudantes para
um mundo cada vez mais mediado pela informática.
|
|