|
Título:
Recurso Áudio-Visual como Auxílio Pedagógico na Amostragem
de Solo
Resumo: Este trabalho apresenta a abordagem
de algumas teorias pedagógicas, as quais apontam a figura do professor
como um elemento determinante no processo de aprendizagem, podendo contribuir
decisivamente para a melhoria da qualidade de ensino e pesquisa. Foi confeccionado
um CD-ROM, para subsidiar este trabalho. Trata-se de um recurso áudio-visual,
referente a amostragem de solo que propicia ao professor um material demonstrativo
e interativo, a fim de facilitar e tornar mais atrativo o trabalho em
sala de aula. O software educativo “Amostragem de Solo” foi
elaborado e construído por uma equipe interdisciplinar do Centro
Federal de Educação Tecnológica de Urutaí
– GO,
composta por profissionais das áreas de educação,
agropecuária e informática, sendo 01 pedagoga, 01 psicóloga,
01 professora de língua portuguesa, 02 professores de solos e 02
professores de informática. Esta ferramenta possui vários
recursos interativos integrados entre si, tais como: fotos, vídeos,
figuras, animações e hipertextos, que permitem novas formas
de trabalho ao professor de solos com seus alunos da área agropecuária,
possibilitando, assim, a criação de um novo ambiente de
aprendizagem. A construção e análise deste software
educativo foram baseadas em teorias pedagógicas: construtivista,
interacionista e das inteligências múltiplas. O conteúdo
do CD-ROM foi avaliado em dois momentos, através da aplicação
do conteúdo em laboratório de informática, ou seja,
um ambiente de aprendizagem adequado, seguido da resolução
de questionários. No primeiro momento, o professor da área
de solos aplicou o conteúdo do CD a três turmas, formadas
por 76 alunos das áreas agropecuária e informática
do Centro Federal de Educação Tecnológica de Urutaí
– GO dos seguintes cursos: Técnico em Agropecuária,
Técnico em informática e Tecnólogo em irrigação
e drenagem, levando em consideração que, todos estes já
possuem conhecimentos prévios, ou seja, conceitos básicos
da área de solos, necessários para trabalhar o conteúdo
do CD-ROM. No segundo momento o CD foi avaliado por um grupo, composto
por 15 profissionais, sendo 06 professores da área agropecuária,
04 professores da área de informática, 02 pedagogas, 01
psicóloga e 02 professoras de língua portuguesa, os quais
realizaram uma avaliação adequada. Com base nos resultados
obtidos dos questionários e em suas respectivas análises,
observou-se que, a utilização do CD como ferramenta de auxílio
pedagógico na Amostragem de Solo mediada pelo professor tornará
a aula de solo mais interativa e interessante, pois o mesmo permite a
criação de um ambiente de aprendizagem que possibilita novas
condições de ensinar e aprender.
|
|