Vívian Cirino de Lima Dissertação na íntegra
 

Título: Recurso Áudio-Visual como Auxílio Pedagógico na Amostragem de Solo

Resumo: Este trabalho apresenta a abordagem de algumas teorias pedagógicas, as quais apontam a figura do professor como um elemento determinante no processo de aprendizagem, podendo contribuir decisivamente para a melhoria da qualidade de ensino e pesquisa. Foi confeccionado um CD-ROM, para subsidiar este trabalho. Trata-se de um recurso áudio-visual, referente a amostragem de solo que propicia ao professor um material demonstrativo e interativo, a fim de facilitar e tornar mais atrativo o trabalho em sala de aula. O software educativo “Amostragem de Solo” foi elaborado e construído por uma equipe interdisciplinar do Centro Federal de Educação Tecnológica de Urutaí – GO,
composta por profissionais das áreas de educação, agropecuária e informática, sendo 01 pedagoga, 01 psicóloga, 01 professora de língua portuguesa, 02 professores de solos e 02 professores de informática. Esta ferramenta possui vários recursos interativos integrados entre si, tais como: fotos, vídeos, figuras, animações e hipertextos, que permitem novas formas de trabalho ao professor de solos com seus alunos da área agropecuária, possibilitando, assim, a criação de um novo ambiente de aprendizagem. A construção e análise deste software educativo foram baseadas em teorias pedagógicas: construtivista, interacionista e das inteligências múltiplas. O conteúdo do CD-ROM foi avaliado em dois momentos, através da aplicação do conteúdo em laboratório de informática, ou seja, um ambiente de aprendizagem adequado, seguido da resolução de questionários. No primeiro momento, o professor da área de solos aplicou o conteúdo do CD a três turmas, formadas por 76 alunos das áreas agropecuária e informática do Centro Federal de Educação Tecnológica de Urutaí – GO dos seguintes cursos: Técnico em Agropecuária, Técnico em informática e Tecnólogo em irrigação e drenagem, levando em consideração que, todos estes já possuem conhecimentos prévios, ou seja, conceitos básicos da área de solos, necessários para trabalhar o conteúdo do CD-ROM. No segundo momento o CD foi avaliado por um grupo, composto por 15 profissionais, sendo 06 professores da área agropecuária, 04 professores da área de informática, 02 pedagogas, 01 psicóloga e 02 professoras de língua portuguesa, os quais realizaram uma avaliação adequada. Com base nos resultados obtidos dos questionários e em suas respectivas análises, observou-se que, a utilização do CD como ferramenta de auxílio pedagógico na Amostragem de Solo mediada pelo professor tornará a aula de solo mais interativa e interessante, pois o mesmo permite a criação de um ambiente de aprendizagem que possibilita novas condições de ensinar e aprender.