Ulysses Tavares Carneiro Dissertação na íntegra
 

Título: Politécnica no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense - Campos Sombrio

Resumo: A expressão "politécnica" fortemente presente no debate educacional a partir da década de oitenta do século passado, perdeu força no período em que as políticas para a educação profissional no Brasil seguiram o viés neoliberal, na década de noventa e no primeiro terço desta década. Atualmente este conceito retorna ao debate e reaparece nas políticas públicas para o ensino médio e para a educação profissional, exatamente no momento em que se ressignifica a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Este trabalho pretende investigar como os profissionais e os estudantes da Rede Federal de educação Profissional, Científica e Tecnológica compreendem os conceitos de educação integral e politécnica, novamente presentes nas formulações das políticas públicas para a educação profissional. Optou-se pelo estudo de caso realizado com estudantes e professores do Curso Técnico em informática, nas modalidades integrado, subsequente, concomitante e PROEJA, do Campus Sombrio do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Catarinense, no município de Sombrio, Santa Catarina. A pesquisa é de natureza qualitativa, tanto na coleta, quanto na análise e discussão dos dados. Os dados foram coletados por meio de questionário e análise documental. A apresentação dos dados fol feita através de tabelas e gráficos.