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Título:
Politécnica no Instituto Federal de Educação, Ciência
e Tecnologia Catarinense - Campos Sombrio
Resumo: A expressão "politécnica"
fortemente presente no debate educacional a partir da década de
oitenta do século passado, perdeu força no período
em que as políticas para a educação profissional
no Brasil seguiram o viés neoliberal, na década de noventa
e no primeiro terço desta década. Atualmente este conceito
retorna ao debate e reaparece nas políticas públicas para
o ensino médio e para a educação profissional, exatamente
no momento em que se ressignifica a Rede Federal de Educação
Profissional, Científica e Tecnológica. Este trabalho pretende
investigar como os profissionais e os estudantes da Rede Federal de educação
Profissional, Científica e Tecnológica compreendem os conceitos
de educação integral e politécnica, novamente presentes
nas formulações das políticas públicas para
a educação profissional. Optou-se pelo estudo de caso realizado
com estudantes e professores do Curso Técnico em informática,
nas modalidades integrado, subsequente, concomitante e PROEJA, do Campus
Sombrio do Instituto Federal de Educação Ciência e
Tecnologia Catarinense, no município de Sombrio, Santa Catarina.
A pesquisa é de natureza qualitativa, tanto na coleta, quanto na
análise e discussão dos dados. Os dados foram coletados
por meio de questionário e análise documental. A apresentação
dos dados fol feita através de tabelas e gráficos. |
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