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Título:
A produção de significados dos alunos do ensino médio
e técnico agrícola para elementos da geometria espacial.
Resumo: Quando estudamos Geometria,
podemos descobrir e estudar relações espaciais variadas.
Apesar de pouco exploradas no currículo escolar, muitas delas fazem
parte de nossa intuição e precisam ser desenvolvidas. Como
em outros ramos da Matemática, construímos conhecimento
quando socializamos nossas crenças e as justificamos. Nesta pesquisa
analisamos a produção de significados de alunos do Ensino
Médio/Técnico Agrícola sobre elementos de Geometria
Espacial, identificando núcleos utilizados pelos discentes na resolução
de tarefas geométricas. A coleta de dados foi realizada mediante
aplicação de questionário, análise de vídeo,
produção de textos escritos. A análise fundamentou-se
no Modelo Teórico dos Campos Semânticos. Apresentando perspectivas
para a análise da cognição geométrica de alunos,
a investigação ressalta que para a produção
e socialização de seus trabalhos os estudantes nas suas
argumentações partem de um núcleo semântico
e, a partir daí, vão tecendo suas idéias, nunca perdendo
de vista o aspecto visual do objeto matemático. A pesquisa ressalta
que só promovemos uma aprendizagem significativa quando possibilitamos
ao aluno falar e justificar por escrito ou oralmente suas afirmações.
Desta forma a aprendizagem pode ser fomentada oferecendo essa possibilidade
de produção do conhecimento, cabendo ao professor propor
atividades que promovam experiências e reflexões variadas.
E, ao aluno experimentar, errar e eleger diferentes estratégias
que o ajudem a compreender o objeto em estudo. |
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