Tomiko Yakabe Fantin Dissertação na íntegra
 

Título: A produção de significados dos alunos do ensino médio e técnico agrícola para elementos da geometria espacial.

Resumo: Quando estudamos Geometria, podemos descobrir e estudar relações espaciais variadas. Apesar de pouco exploradas no currículo escolar, muitas delas fazem parte de nossa intuição e precisam ser desenvolvidas. Como em outros ramos da Matemática, construímos conhecimento quando socializamos nossas crenças e as justificamos. Nesta pesquisa analisamos a produção de significados de alunos do Ensino Médio/Técnico Agrícola sobre elementos de Geometria Espacial, identificando núcleos utilizados pelos discentes na resolução de tarefas geométricas. A coleta de dados foi realizada mediante aplicação de questionário, análise de vídeo, produção de textos escritos. A análise fundamentou-se no Modelo Teórico dos Campos Semânticos. Apresentando perspectivas para a análise da cognição geométrica de alunos, a investigação ressalta que para a produção e socialização de seus trabalhos os estudantes nas suas argumentações partem de um núcleo semântico e, a partir daí, vão tecendo suas idéias, nunca perdendo de vista o aspecto visual do objeto matemático. A pesquisa ressalta que só promovemos uma aprendizagem significativa quando possibilitamos ao aluno falar e justificar por escrito ou oralmente suas afirmações. Desta forma a aprendizagem pode ser fomentada oferecendo essa possibilidade de produção do conhecimento, cabendo ao professor propor atividades que promovam experiências e reflexões variadas. E, ao aluno experimentar, errar e eleger diferentes estratégias que o ajudem a compreender o objeto em estudo.