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Título:
Vida familiar e vida escolar: um estudo de caso sobre a
trajetória dos alunos internos do Centro de Educação
Tecnológica de Januária - MG
Resumo: Pesquisa realizada
no Centro Federal de Educação Tecnológica de Januária-MG.
(CEFET de Januária-MG) nos anos de 2006 a 2007 com a participação
de 71 alunos internos, 10 colaboradores e 61 pesquisados. O principal
objetivo da pesquisa foi investigar a trajetória escolar de alunos
matriculados em sistema de internato, tendo como referência de análise
a participação familiar no processo de adaptação
do aluno neste sistema de ensino. Com esse intuito buscamos conhecer as
concepções dos pesquisados sobre sua condição
de aluno interno e sobre o seu rendimento escolar, identificar quais alunos
internos que apresentam baixo rendimento escolar e investigar sobre como
se dá o seu relacionamento com o internato e com sua família,
bem como, se o baixo rendimento escolar dos alunos internos tem ligação
com o seu relacionamento com o internato e com sua família. A pesquisa
foi realizada através de um estudo de caso onde optamos pela pesquisa
qualitativa com coleta de dados utilizando questionários semi-estruturados,
observações participantes, análise de históricos
escolares e de boletins informativos e entrevistas com os alunos. Os alunos
nos levaram a concluir que o internato é extremamente importante
para a formação daqueles que são oriundos do meio
rural ou de cidades com baixo índice de desenvolvimento humano,
bem como, de famílias com baixa renda e que, apesar da saudade
própria da situação de distância física
do grupo familiar, esta não vem a ser razão para o baixo
rendimento escolar, que razões mais fortes que agem de forma passiva,
como o apoio da família e a preservação da mesma,
leva o aluno interno a valorizar esta oportunidade e passa a ter uma vida
própria adaptada ao internato, onde os laços de amizades
são marcantes na relação entre os residentes no CEFET
de Januária-MG. |
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