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Título:
Ensino agrícola e as contribuições para a agricultura
familiar
Resumo: A dissertação
abrange o panorama da Educação Profissionalizante ministrada
no extremo norte do Brasil pelo Instituto Federal de Educação,
Ciência e Tecnologia de Roraima - Campus Novo Paraíso. O
trabalho descreve o grande desafio com tripla afetação ao
vislumbrar-se Ensino - Pesquisa – Extensão procurando verificar
se, na relação escola/sociedade, estão sendo atendidas
as demandas sociais existentes. A pesquisa utiliza metodologia básica,
teórica, qualitativa, com finalidade exploratória, mediante
investigação bibliográfica, documental e de campo.
A população objeto do estudo são alunos do curso
técnico em agricultura do Campus Novo Paraíso, servidores
docentes e agricultores familiares voltados para a atividade piscicultura.
A pesquisa de campo foi conduzida no segundo semestre de 2012, com a aplicação
de questionários para os discentes e docentes e entrevistas aos
agricultores. Os dados coletados e tabulados demonstram que a instituição
de ensino proporciona qualificação, ainda que de forma modesta,
para a comunidade que reside no sul do estado, mas alguns resultados indicam
a necessidade de buscar maior sinergia entre educadores e a sociedade
local, atentando para a realidade econômica dos municípios
do entorno. Isto se aplica, em especial, na viabilização
de cursos técnicos voltados para a pesca, com ênfase à
aquicultura, setor despontando como economicamente viável na área
de potencial abrangência e influência daquele Campus para,
assim, consolidar o ensino profissionalizante naquela região. |
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