|
Título:
O desenvolvimento da habilidade da leitura instrumental em Inglês
no Ensino Técnico Agrícola.
Resumo: Em geral, a disciplina ‘língua
inglesa’ na escolarização formal brasileira tem sido
considerada apenas uma a mais no currículo e não um elemento
importante na formação do aluno, como um direito que lhe
deve ser assegurado. Com freqüência, esta disciplina não
ocupa um lugar privilegiado no currículo, sendo ministrada, em
algumas regiões, em apenas uma ou duas séries do ensino
fundamental. A língua inglesa possui, portanto, um status de simples
atividade curricular, sem caráter de promoção ou
reprovação, não inserida no processo mais amplo de
formação educacional do aluno. No ensino profissionalizante,
o ensino de língua inglesa deve ser voltado para os objetivos específicos
do aluno de chegar mais rapidamente às fontes de informação
de seu interesse, ampliando assim suas perspectivas para o mercado de
trabalho e conseqüente ascensão profissional. A pesquisa teve
como intuito investigar o desenvolvimento da habilidade de leitura instrumental
em inglês em alunos do ensino agrícola, mais particular em
alunos do Curso Técnico em Agropecuária do Colégio
Agrícola Senador Carlos Gomes de Oliveira (CASCGO), município
de Araquari, SC. Para tal, pretendeuse verificar, por meio da leitura
de textos técnicos e tarefas relacionadas, quais fatores lingüísticos
e extra-lingüísticos contribuíram (ou não) para
este desenvolvimento. Optou-se pelo estudo de caso pelo fato da pesquisa
ser aplicada em um número fixo de informantes dentro de um contexto
específico de aprendizagem. A pesquisa é de natureza qualitativa,
tanto na coleta de dados quanto na análise e discussão dos
dados, organizada em forma de texto. Entretanto, para maior facilidade
de visualização dos resultados obtidos, foram usados gráficos
e tabelas com dados quantitativos. |
|