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Título:
Educação profissional e qualidade de ensino:
traçando um perfil sociográfico dos estudantes da EAF-Alegre,
ES
Resumo: Esta investigação
sobre as trajetórias escolares e os processos de socialização
familiar dos jovens que ingressam na Escola Agrotécnica Federal
de Alegre, analisou, mediante a aplicação de questionários,
como as características institucionais e familiares interagem na
produção do sucesso escolar. A investigação
permitiu analisar, concomitantemente, os contextos micro e macrossociais
que compõem as trajetórias escolares dos estudantes, marcadas,
fortemente, pela especificidade rural/urbana. Uma das metas da pesquisa
foi a caracterização da EAFA de acordo com seu projeto institucional,
corpo docente e clientela, traçando, assim, um perfil sociográfico
dos atores envolvidos, focalizando a interação família-escola
e as práticas e estratégias socioeducativas das famílias
e da instituição. A análise da legislação
pertinente, do projeto político-pedagógico e dos currículos
dos cursos da escola investigada pôde ampliar a compreensão
dos limites e possibilidades da reforma da educação profissional
em curso e a compreensão sobre a ‘aparente’ contradição
entre os objetivos da escola e os da clientela, caráter terminal
e profissionalizante versus caráter propedêutico. Essa investigação
forneceu subsídios para a interpretação do “sucesso”
ou “fracasso” escolar dos alunos, bem como, aquilatou o valor
efetivamente agregado por tal escola, ou seja, o efeito-escola na produção
de trajetórias escolares de sucesso. |
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