Sirlei Bortolini Dissertação na íntegra
 

Título: Desafios e estratégias para tornar o IFRS - Câmpus Bento Gonçalves uma escola inclusiva.

Resumo: Esta dissertação apresenta a investigação realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul -  Câmpus Bento Gonçalves (IFRS – Câmpus BG) com o propósito de levantar as condições de acessibilidade física e atitudinais propiciadas aos alunos com necessidades educacionais especiais (NEEs) incluídos  nessa instituição. Este trabalho apresenta a discussão sobre a Educação Inclusiva, a evolução histórica do atendimento às pessoas com deficiência e o processo de superação da exclusão social e da segregação sofrida pelas pessoas consideradas ‘diferentes’ do padrão de normalidade estabelecido. As políticas educacionais brasileiras, seguindo as  orientações advindas dos organismos internacionais, apontam para a adoção de uma educação inclusiva, impactando a educação profissional no país. Nesse sentido, investigamos as ações em curso no IFRS, contemplando as metas e ações do Plano de Desenvolvimento Institucional e o Projeto Pedagógico Institucional com o propósito de conhecer e avaliar o processo de inclusão escolar no IFRS -  Câmpus BG,  focalizando o acesso, permanência e a saída com sucesso dos alunos com NEEs. O referencial teórico utilizado nos ajuda a analisar as políticas voltadas para a inclusão escolar das instituições de ensino regular, sua evolução, a resistência a esse processo e estratégias para favorecer a inclusão nas instituições da rede federal de educação profissional. Esta investigação envolveu gestores, professores, servidores técnico-administrativos e alunos com NEEs analisando as demandas e necessidades de estudantes, técnicos e professores, assim como de mudanças no ambiente, para a efetivação de uma instituição inclusiva. A metodologia empregada apresenta uma abordagem qualitativa dos dados obtidos pela aplicação de questionários e entrevistas e análise documental. Nossas conclusões apontam para a constatação de que a inclusão escolar na instituição investigada é um processo em curso, e apesar das dificuldades e entraves, uma série de mudanças vem ocorrendo, favorecendo a proposta inclusiva e sua aceitação entre o corpo docente e discente. A criação do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (Napne/BG) dentro do Programa TEC NEP é fundamental para facilitar o acesso, a permanência e o sucesso acadêmico dos estudantes com necessidades educacionais especiais, promovendo a inclusão dos mesmos no IFRS - Câmpus BG.