|
Título:
A construção do conhecimento através da qualidade
do mel comercializado no vale do Médio Araguaia
Resumo: Essa pesquisa foi realizada
no Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia
do Tocantins, Campus Paraíso do Tocantins, com 36 alunos: 21 do
Ensino Médio, sendo que 11 pertenciam ao 1º ano do curso de
Agroindústria e 10 ao 1º Ano de Meio Ambiente; e 15 alunos
do 3º módulo do Curso Técnico Profissionalizante em
Agroindústria no ano letivo de 2010. Buscou-se a obtenção
de contribuições para o processamento de mel, tendo por
referência o processo de ensino aprendizagem aplicado à disciplina
de Processamento de produtos de origem animal. A idéia da pesquisa
se deu em função da atual realidade do agronegócio
apícola pelo qual o Estado do Tocantins está passando e,
portanto, pelo potencial de inserção dos profissionais formados
pelo IFTO – Campus Paraíso do Tocantins, na cadeia produtiva
do mel. Desenvolveu-se pesquisa bibliográfica com estudo de referenciais
teóricos, que abordam os temas: conhecimento como produção
social, Contexto histórico do ensino no Brasil, ensino e aprendizagem,
avaliação da aprendizagem, Agroindústria, Apicultura,
Relação da apicultura com o meio ambiente, Cadeia produtiva
do mel no Tocantins. Para a avaliação da aprendizagem aplicou-se
a metodologia da atitude do indivíduo, pela qual se verifica a
apropriação do conhecimento em função dos
níveis de concordância ou discordância quando os sujeitos
são submetidos a determinadas informações. A metodologia
utilizada possibilitou aos alunos a construção das habilidades
necessárias ao processamento de mel, numa perspectiva de totalidade
criando espaços dialógicos de intensa interatividade entre
as diversas áreas do conhecimento. Os estudantes aprenderam melhor
e demonstraram satisfação quando se sentiram fazendo parte
do processo de aprendizagem. A investigação decorre de teste
de conhecimento. Conclui-se que o ato de ensinar e aprender envolve sempre
uma compreensão bem mais abrangente do que o espaço restrito
do professor na sala de aula ou as atividades desenvolvidas pelos estudantes. |
|