|
Título:
Instrumento para práticas interdisciplinares: recuperação
da Mata Atlântica em área degradada de nascentes no Instituto
Federal de Educação, Ciência e Tecnologia –
IFS (Campus São Cristóvão)
Resumo: O objetivo desta dissertação
foi avaliar como a implantação do projeto – Recuperação
da Mata Atlântica em Área Degradada de Nascentes –
pode auxiliar no desenvolvimento de atividades aplicadas ao ensino, que
promovam a construção do conhecimento na perspectiva interdisciplinar.
Como também, faz-se um acompanhamento sobre as atividades de ensino
por meio da metodologia de projetos como recurso didático nos processos
formativos do curso técnico em agropecuária; e analisar
a utilização desta abordagem como ferramenta de maior integração
entre diferentes disciplinas, que abordam estudos sobre questões
ambientais. A metodologia utilizada foi a qualitativa, na perspectiva
da pesquisa participativa. Foram reunidos quinze discentes da disciplina
mecanização agrícola, divididos em dois grupos: alunos
residentes na zona urbana; alunos residentes na zona rural. Foi realizada
uma entrevista, ao final da pesquisa para avaliação dos
conhecimentos adquiridos pelos alunos sobre os temas: educação,
degradação e restauração ambiental. Também
foram ouvidos docentes de diferentes disciplinas do currículo do
curso, que se posicionaram acerca de suas percepções sobre
a questão ambiental e sobre as possibilidades de práticas
pedagógicas interdisciplinares. Como campo d estudo, elegemos uma
área de aproximadamente 5 hectares, localizado no povoado Quissamã
(SE).que tinha sido explorada para retirada de minérios e que necessita
de interseção humana para que seja iniciado seu processo
de restauração. |
|