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Título:
Interdisciplinaridade aplicada à educação
agrícola: a relação entre o discurso e a prática
no Colégio Técnico Agrícola Ildefonso Bastos Borges
– RJ.
Resumo: Este estudo pretende
investigar de que forma se dá a aplicação da interdisciplinaridade
no Colégio Técnico Agrícola Ildefonso Bastos Borges
– CTAIBB. Tem como objetivo analisar a relação entre
o discurso docente e a prática efetiva da interdisciplinaridade
e identificar as principais dificuldades encontradas na adoção
de uma pedagogia interdisciplinar no cotidiano escolar. A interdisciplinaridade
vem sendo apontada por pesquisadores como um importante recurso didático-pedagógico
na contextualização do ensino, em busca de um saber integrado,
capaz de conferir maior significado à realidade sócio-cultural
do educando. Para tal, deve ser compreendida e assumida pelos educadores
como uma ‘questão de atitude’, marcada pelo comprometimento
profissional, pela coletividade, pela abertura para novas descobertas,
pelo desejo de superação de uma educação tradicional,
centrada na fragmentação curricular e na divisão
em disciplinas. Assim, a adoção de uma pedagogia interdisciplinar
pode constituir-se em um valioso instrumento na busca de maior democratização
na formação profissional agrícola de nível
médio e, consequentemente, proporcionar maior inserção
social do indivíduo. Nesse contexto, ressalta-se o papel da interdisciplinaridade
na constituição de um ensino crítico, fundamental
na formação da cidadania e do profissional apto a ingressar
no mundo do trabalho. A metodologia utilizada fundamenta-se na modalidade
‘estudo de caso’, sob a abordagem qualitativa, tendo como
sujeitos da pesquisa vinte e oito professores, duas pedagogas e vinte
e oito alunos distribuídos proporcionalmente pelas turmas de primeira,
segunda e terceira séries dos cursos Técnico Agrícola
– Habilitação em Agropecuária e Técnico
Agrícola – Habilitação em Agroindústria.
Os instrumentos de pesquisa utilizados foram questionários com
perguntas abertas, fechadas, e semiabertas (aplicados aos docentes) e
com perguntas fechadas (aplicados aos discentes) e a análise da
matriz curricular dos cursos citados. Os resultados apontam para uma prática
interdisciplinar frágil no cotidiano do CTAIBB e a existência
de um distanciamento entre o discurso e a prática docente na adoção
de uma pedagogia interdisciplinar |
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