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Título:
O estudo de caso como metodologia para avaliação agronômica
e industrial de cultivares de tomateiro para processamento no município
de Morrinhos – GO.
Resumo: O objetivo central deste trabalho
foi proporcionar aos estudantes do Curso Técnico Agrícola
a oportunidade de desenvolver a capacidade analítica e de preparação
para enfrentar situações-problema mediante o estudo coletivo
do desempenho agronômico e industrial do tomate rasteiro no CEFET-Urutaí
/ Uned Morrinhos GO. Foi utilizada a técnica de ensino Estudo de
Caso em comparação com a metodologia de ensino tradicional,
e as médias comparadas pelos teste não paramétricos
de Kruskal-Wallis e Wilcoxon. Visando à superação
de eventuais dificuldades de aprendizagem desses alunos, foram desenvolvidas
atividades teóricas e práticas, desde a etapa de planejamento
até a análise de resultados obtidos, de maneira crítica
em relação aos pacotes tecnológicos preconizados
para a referida cultura. A avaliação agronômica e
industrial do tomate rasteiro está apresentada no Capítulo
II, e foi feita a partir de um experimento em blocos ao acaso, com 4 repetições
e 15 tratamentos (cultivares), desenvolvido na Uned Morrinhos. Foi aplicado
o teste de Scott-Knott para comparação das médias.
O referido experimento foi a base para o Estudo de Caso, e , portanto
contou com o desenvolvimento coletivo dos alunos do Curso Técnico
Agrícola. Quanto aos ganhos de conhecimento técnico adquirido
neste trabalho sobre a cultura do tomateiro para processamento destaca-se
a seleção de cultivares mais produtivas em termos de toneladas
de frutos e qualidade de polpa, para as condições edafoclimáticas
da Uned Morrinhos. Um dos pontos fortes deste trabalho foi o fortalecimento
do espírito cooperativo dos alunos participantes do processo de
ensino-aprendizagem, pois vivenciaram o valor do trabalho em grupo na
busca de soluções para os problemas relacionados à
aprendizagem técnica diante de uma cultura que desafia especialistas.
A técnica de ensino Estudo de Caso mostrou-se mais eficiente no
que diz respeito ao aprendizado do alunado, quando comparada com o método
tradicional. |
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