Sebastião Nunes da Rosa Filho Dissertação na íntegra
 

Título: O estudo de caso como metodologia para avaliação agronômica e industrial de cultivares de tomateiro para processamento no município de Morrinhos – GO.

Resumo: O objetivo central deste trabalho foi proporcionar aos estudantes do Curso Técnico Agrícola a oportunidade de desenvolver a capacidade analítica e de preparação para enfrentar situações-problema mediante o estudo coletivo do desempenho agronômico e industrial do tomate rasteiro no CEFET-Urutaí / Uned Morrinhos GO. Foi utilizada a técnica de ensino Estudo de Caso em comparação com a metodologia de ensino tradicional, e as médias comparadas pelos teste não paramétricos de Kruskal-Wallis e Wilcoxon. Visando à superação de eventuais dificuldades de aprendizagem desses alunos, foram desenvolvidas atividades teóricas e práticas, desde a etapa de planejamento até a análise de resultados obtidos, de maneira crítica em relação aos pacotes tecnológicos preconizados para a referida cultura. A avaliação agronômica e industrial do tomate rasteiro está apresentada no Capítulo II, e foi feita a partir de um experimento em blocos ao acaso, com 4 repetições e 15 tratamentos (cultivares), desenvolvido na Uned Morrinhos. Foi aplicado o teste de Scott-Knott para comparação das médias. O referido experimento foi a base para o Estudo de Caso, e , portanto contou com o desenvolvimento coletivo dos alunos do Curso Técnico Agrícola. Quanto aos ganhos de conhecimento técnico adquirido neste trabalho sobre a cultura do tomateiro para processamento destaca-se a seleção de cultivares mais produtivas em termos de toneladas de frutos e qualidade de polpa, para as condições edafoclimáticas da Uned Morrinhos. Um dos pontos fortes deste trabalho foi o fortalecimento do espírito cooperativo dos alunos participantes do processo de ensino-aprendizagem, pois vivenciaram o valor do trabalho em grupo na busca de soluções para os problemas relacionados à aprendizagem técnica diante de uma cultura que desafia especialistas. A técnica de ensino Estudo de Caso mostrou-se mais eficiente no que diz respeito ao aprendizado do alunado, quando comparada com o método tradicional.