Sandra Regina de Oliveira Faustino Dissertação na íntegra
 

Título: A Criação do Curso de Agropecuária Orgânica do Colégio Técnico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro/RJ – CTUR.

Resumo: Com o propósito de compreender a criação do Curso Técnico em Agropecuária Orgânica do Colégio Técnico da Universidade Federal Rural/RJ (CTUR), pioneiro no Brasil, realizamos um estudo sobre os condicionantes que contribuíram para a sua criação, ocorrida sob a égide da Reforma da Educação Profissional (Decreto 2.208/97 e Resolução CNE/CEB 04/99), e seu entrelaçamento com a questão ambiental. A pesquisa se desenvolveu a partir da relação do ensino técnico com os padrões de dominação econômica no Brasil, e da preocupação com a educação ambiental que resultou na criação do curso técnico em agropecuária orgânica, no contexto dos movimentos e dos desafios postos à questão ambiental em nível mundial. Assim, a sucessão de acontecimentos que orientaram a tomada de decisão, por parte dos professores da área técnica de agropecuária do Colégio Técnico da UFRRJ, teve por pano de fundo: a implantação da Reforma da Educação Profissional no CTUR e a proteção ao meio ambiente através da produção de alimentos isentos ou menos dependentes de defensivos agrícolas reclamada pela sociedade. Para atingir esse objetivo, valemo-nos da legislação educacional e ainda da legislação ambiental brasileira, e dos depoimentos dos professores do Colégio Técnico, além de documentos oficiais (atas, regimento interno, ofícios, etc.) para entendermos os trâmites da materialização do curso orgânico no CTUR. A pesquisa apontou o desafio, para o ensino técnico agropecuário, da formação numa perspectiva holística e interdisciplinar diante das novas ruralidades, que passa pela articulação entre a agricultura e o meio ambiente.