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Título:
Abordagem do Tema Transversal Meio Ambiente nas Escolas Municipais Rurais
em Uberaba-MG
Resumo: As questões ambientais
e o desenvolvimento sustentável não podem ser obra de poucos,
exigem a contribuição e a dedicação de todos
e de cada um. Por isso, é essencial que todos possuam os meios
– começando pela educação – que lhes
permitam participar da construção de um futuro sustentável.
O presente estudo focaliza o tema transversal educação ambiental
que, pela sua amplitude e profundidade, requer a participação
de todos os atores sociais, ultrapassando o trabalho individual dos docentes.
Foram investigadas três escolas municipais rurais do Município
de Uberaba/MG, que adotam em suas práticas pedagógicas a
educação ambiental. Conclui-se que a formação
dos professores é de predominância conteudística,
sem inter-relação com outras disciplinas, com menos ênfase
na aplicação e menor cuidado na formação pedagógica
complexa que o tema educação ambiental requer. Observou-se,
no entanto, que esses professores conteudistas esperam que seus alunos
sejam construtivistas na apreensão dos conteúdos curriculares.
A efetiva participação dos estudantes permitiu evidenciar
que a idéia de conceitos como Meio Ambiente e sustentabilidade
são ainda muito vagas para a comunidade escolar. Conclui-se, ainda,
que a educação ambiental deve ser vista dentro de um contexto
além das dimensões das questões ambientais, permitindo
a simbiose entre desenvolvimento, preservação ecológica
e melhoria da qualidade de vida do ser humano, sob a ótica das
dimensões sociais, políticas, econômicas, culturais
e éticas. |
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