|
Título: Acessibilidade e Inclusão escolar no Ensino Agrícola: um estudo de caso sobre as condições de acessibilidade física com foco no aluno com deficiência visual no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) - Câmpus Santa Teresa.
Resumo: Este trabalho buscou avaliar a acessibilidade física: urbana, arquitetônica e de produtos, no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes) - Câmpus Santa Teresa, no tocante ao aluno com deficiência visual. Para alcançar este objetivo, fez-se necessário analisar as legislações, normas nacionais, Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do Ifes e publicações que permeiam a acessibilidade e inclusão escolar, assim como criar um instrumento próprio de avaliação deste tipo de acessibilidade. Utilizou-se nesta pesquisa o estudo de caso com enfoque qualitativo, tendo em vista a contextualização e métodos utilizados para desenvolver esta proposta. Pode-se evidenciar que a inclusão escolar no ensino agrícola, no tocante ao estudante com deficiência visual, é um grande desafio devido às especificidades do curso técnico em agropecuária e a estrutura física existente, que permanece inalterada desde a criação do Câmpus, em 1941. A partir da aplicação do protocolo de acessibilidade física foi possível avaliar a acessibilidade física do Câmpus Santa Teresa, que não atende aos padrões exigidos, e estabelecer um diálogo entre o real e o ideal, identificando a aplicação da legislação, normas e publicações na área da deficiência visual e a realidade institucional, levantando dados para novas propostas de ações inclusivas e de orientação à gestão educacional.
|
|