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Título:
O fenômeno bullying no Instituto Federal Catarinense
Resumo: Partindo-se da premissa de que
o bullying encerra uma forma de violência velada presente na quase
totalidade das instituições de ensino em todo o globo, buscou-se,
nesta pesquisa, não apenas constatar a presença do fenômeno
junto ao Instituto Federal Catarinense - Campus Sombrio, como, também,
compreender e analisar o fenômeno do bullying escolar, realizar
uma intervenção mediante um trabalho de extensão
através de uma campanha de conscientização com os
alunos da instituição. A metodologia deste trabalho foi
dividida em três etapas: na primeira etapa, buscou-se conhecer a
realidade do fenômeno no Instituto Federal Catarinense, Campus Sombrio.
Nesta etapa, usou-se como ferramenta de coleta de dados um questionário
semiestruturado, aplicado em 90 alunos das turmas de 2º e 3º
anos do Ensino Médio e do Curso Técnico, bem como uma consulta
às fichas individuais dos alunos, –administrada pela Coordenação
Geral de Apoio ao Educando. Na segunda etapa, realizou-se uma intervenção
com uma campanha antibullying, com desenvolvimento de atividades junto
aos alunos com o propósito de discutir, compreender, pensar nas
consequências, nos protagonistas e na importância de combatê-lo
no Instituto. Na terceira etapa, foi feita a avaliação do
projeto junto aos participantes com aplicação de um questionário
aberto. A pesquisa evidenciou não apenas a presença do bullying
no Instituto Federal Catarinense, como também o bullying vertical
ascendente e o cyberbullying. Estas constatações, per si,
justificam a realização deste trabalho dissertativo e o
prosseguimento da campanha de conscientização desenvolvida
no Instituto Federal Catarinense, Campus Sombrio. No entanto, conforme
mostram os resultados obtidos, sua eficiência futura depende do
prosseguimento do programa por um período maior de tempo, bem como
mediante a aplicação e o desenvolvimento de novas estratégias
de enfrentamento e combate ao bullying escolar. Dito de outra maneira,
o programa requer ajustes: maior amplitude temporal e um envolvimento
maior da comunidade escolar para que sua eficiência seja assegurada
e seus benefícios sejam desfrutados por todos os envolvidos no
fenômeno do bullying. Dessa forma, o mesmo poderá contribuir
para o aprimoramento pessoal e comportamental dos membros da comunidade
escolar, e na erradicação do bullying escolar. |
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