|
Título:
O Colégio Técnico da Universidade Federal Rural do Rio de
Janeiro (CTUR) e o Município de Seropédica: relacionamento
e possibilidades.
Resumo: Trata-se de uma pesquisa que
buscou investigar o nível de relacionamento entre o colégio
técnico da UFRRJ, uma das Instituições da Rede Federal
de Educação Técnica e Tecnológica do Brasil,
e o município de Seropédica. Inicialmente questionou-se
que o número de alunos residentes neste município era pouco
representativo no universo de vagas de ensino médio propedêutico
e de formação profissional oferecidas por esta Instituição.
Outro questionamento foi a ausência de seus alunos realizando estágios
nas empresas privadas da cidade. Para tanto, realizou-se uma revisão
de literatura a fim de analisar a história da educação
no Brasil, e discutir a dualidade existente entre o ensino propedêutico
e a educação profissional de nível médio,
pois, as instituições federais tinham como meta a formação
de uma parcela dos filhos dos trabalhadores, em técnicos capazes
de operar as inovações científicas e tecnológicas
necessárias para a produção industrial, comercial
e agrícola, embora com ênfase para a primeira. Fez-se necessário
um levantamento histórico buscando as raízes da formação
desta cidade, pois, a partir de um pequeno e simples vilarejo, onde foi
estabelecida a Primeira Organização Sericícola do
país no ano de 1875, nasceu, 120 anos após, a cidade de
Seropédica. Além disso, buscou-se compreender a evolução
do CTUR desde sua inauguração como Aprendizado Agrícola
de Santa Cruz até os dias atuais. A comunidade local, representada
por alunos, pais e representantes das escolas da Rede Municipal de Ensino,
também foi consultada. Concluímos que grande parte desta
comunidade não conhece este colégio técnico e consequentemente,
não sabe da importância dos seus cursos para o desenvolvimento
local e que apesar da maioria desses alunos visarem o concurso do CTUR
no presente ano, apenas 14% dos alunos fazem cursos preparatórios
paralelo ao nono ano. Ao final propomos a confecção de cartilhas
demonstrativas com todos os cursos tanto para as empresas quanto para
as escolas, além da criação de alternativas como
intercâmbios entre o CTUR e as escolas de Seropédica em forma
de palestras, dia de campo, feiras culturais envolvendo a comunidade,
entre outras.
|
|