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Título:
Atividades Físco-recreativas para a Terceira Idade: Uma contribuição
à construção de competências no curso de desenvolvimente
de comunidades
Resumo: Na sociedade contemporânea,
a habilitação técnica e tecnológica vem ampliando
o mercado de trabalho, visando a construir competências que vinculem
trabalho, qualidade de vida e desenvolvimento harmônico de comunidades.
Apoiado na concepção de que a atividade físico-recreativa,
comprovadamente, é um elemento fundamental para reverter o quadro
de limitação motora presente na terceira idade, essa pesquisa
tem por objetivo analisar e propor interferências sócio-educativas
necessárias à produção e disseminação
de conhecimentos relacionados à questão do envelhecer com
melhoria de qualidade de vida, aos educandos do Curso de Desenvolvimento
de Comunidades do CEFET-Uberaba. Para tanto, foram feitos dois questionários
que foram aplicados: (1) em alunos que ingressaram no referido curso no
primeiro semestre de 2004 e, portanto não haviam cursado o módulo
Atividades Físico-Recreativas para Terceira Idade; (2) em profissionais
recém-formadas no Curso de Desenvolvimento de Comunidades; (3)
Idosos que participam do projeto implantado a mais de dez anos, parceria
entre o CEFET-Uberaba e a Associação de Diabéticos
de Uberaba. O primeiro momento com os educandos visava a colher informações
que norteassem o aprimoramento de práticas pedagógicas voltadas
para a construção de competência no ensino profissional
e o segundo momento com os idosos tinha por objetivo fazer um levantamento
do perfil da terceira idade para que os alunos pudessem fazer intervenções
adequadas e seguras durante as atividades práticas do módulo
acima mencionado. Os resultados apontam que a parceria entre a comunidade
e a escola, no desenvolvimento de competências profissionais, atendendo
a terceira idade que é um segmento significativo da sociedade brasileira,
é essencial na aprendizagem de habilidades teórico-práticas. |
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