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Título:
Utilização de Práticas Pedagógicas na Produção
Animal: percepção agroecológica.
Resumo: Este estudo teve como objetivo
analisar a percepção agroecológica dos alunos, quanto
ao emprego das práticas pedagógicas na produção
animal. O IFSE - Campus São Cristóvão foi o cenário
para a realização da pesquisa com a participação
dos alunos das terceiras séries do Curso Técnico Integrado
ao Ensino Médio em Agropecuária, no ano de 2010, de forma
interdisciplinar, democrática e dialógica, uma vez que se
formam profissionais para interferir na agricultura familiar e demais
segmentos da produção agropecuária, disseminando
novas tecnologias capazes de atender às necessidades da geração
presente sem comprometer a futura. Neste contexto, a relação
educação e trabalho; os fatores motivacionais para o processo
ensino aprendizagem; a compreensão e transformação
da prática educativa; os conceitos, princípios e perspectivas
da agroecologia; a extensão rural: desenvolvimento sustentável
agroecológico e a agricultura familiar constituem-se como referencial
teórico que dá sustentação a esta pesquisa.
Empregou-se a metodologia qualiquantitativa descritiva e o método
de coleta de dados se deu pela observação direta dos fenômenos
com auxílio de pesquisa bibliográfica, entrevista semi-estruturada,
emprego de formulários, práticas pedagógicas, aulas
teóricas, questionários semi-estruturados, seminários
e visitas técnicas. Na primeira etapa da pesquisa, foi apresentado
o projeto aos alunos procurando motivá-los e em seguida aplicou-se
o questionário (anexo a), visando conhecer o perfil dos alunos.
Na segunda etapa foram coletados 60 questionários para análise
dos dados, seguido da seleção e elaboração
do cronograma de execução das práticas pedagógicas
empregadas na produção animal de relevância para o
aprendizado. Verificou-se a realização de aulas teóricas,
seminários, visitas técnicas. Na terceira etapa, foram ministradas
as práticas pedagógicas para os alunos na Unidade Didática
Pedagógica – Bovinocultura. Na quarta etapa foram aplicados
60 questionários com o propósito de concluir o levantamento
da percepção agroecológica dos alunos, quanto às
práticas pedagógicas empregadas na produção
animal. Os resultados servem para reflexões, face à desarticulação
entre o aluno, a escola e a família, gestão pouco eficiente,
relação homem/natureza e a produção com sustentabilidade,
comprometendo a qualidade do ensino. Os resultados em termos de nível
de percepção dos alunos, quanto às questões
já mencionadas, são sugestivos de que este trabalho pode
servir de subsídios para futuros redirecionamentos das políticas
empregadas no processo educativo do Campus São Cristóvão,
visando o sucesso do aluno. |
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