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Título:
O método de projeto na disciplina de Irrigação
e Drenagem no Instituto Federal Farroupilha - Campus Alegrete: o uso do
manejo racional na construção do conhecimento e da consciência
ambiental
Resumo: Nas escolas profissionalizantes,
uma metodologia que se apresenta como alternativa à educação
tradicional é a de construir conhecimento a partir da realidade
vivenciada pelos alunos, aliando teoria e prática, em projetos
voltados para a pesquisa e com uma visão mais transdisciplinar.
Assim, o objetivo primeiro deste trabalho foi de avaliar o efeito do método
de projeto na construção do conhecimento e na conscientização
dos alunos sobre a importância do uso racional do recurso água,
por meio da pesquisa e do uso de práticas que comungam com a filosofia
da agricultura sustentável. A pesquisa foi realizada de março
a dezembro de 2008, junto à disciplina de Irrigação
e Drenagem, com 28 alunos da 3ª série do Curso Técnico
Agrícola da, na época Escola Agrotécnica Federal
de Alegrete/RS. Constou de um projeto didático, desenvolvido no
cotidiano da disciplina, tendo os temas sido trabalhados a partir de projeto
de pesquisa de campo para promover a investigação, as discussões
e a (re)construção do conhecimento, de forma integrada e
coletiva. Como ferramentas para a aferição dos resultados
do projeto didático, foram utilizadas a observação
participante; o questionário (inicial e final) e avaliação
da metodologia de projetos (pelos) e auto-avaliação (dos)
alunos, através de texto livre. O projeto de pesquisa de campo
utilizou a cultura da cenoura (Daucus carota L.), cultivada em parcelas
com e sem uso de cobertura morta com casca de arroz e com e sem irrigação.
Na pesquisa de campo, foram considerados o efeito da irrigação
com manejo adequado (realizado com sensores Irrigás Básico)
e do uso de cobertura morta na produtividade da cultura e na otimização
do uso da água. Os resultados foram significativos e concluiu-se
que o método de projeto aliado à pesquisa, despertou maior
motivação para o aprendizado, contribuiu no desenvolvimento
da capacidade investigativa, na ampliação da consciência
ambiental e na (re)construção do conhecimento. No projeto
de pesquisa de campo, o tratamento irrigado com uso de cobertura morta
apresentou maior produtividade que os demais e o uso de cobertura morta,
reduziu em 33,66% a lâmina total média de irrigação
e em 32,25% o número de irrigações realizadas, otimizando
o uso da água e tornando-o mais racional e sustentável. |
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