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Título:
A Formação do Técnico em Agropecuária
pela Escola Agrotécnica Federal de Barbacena no Contexto da Modernização
da Agricultura no Brasil (1965-1985).
Resumo: Esta dissertação
tem como objetivo investigar a formação do Técnico
em Agropecuária pela Escola Agrotécnica Federal de Barbacena
– MG no contexto da modernização da agricultura no
Brasil (1965-1985). A questão principal estabelecida é se
a formação do técnico no período em questão
se fazia na e para a modernização. Os esforços investigativos
iniciaram-se, então, pela reconstrução histórica
da educação profissional agrícola no Brasil, com
o objetivo de se identificar o significado e a função reservada
a esse ramo do ensino dentro do conjunto da educação profissional.
Verificou-se que a educação profissional agrícola,
como os demais ramos da educação profissional significaram,
nos primeiros anos da República, uma estratégia de controle
social e tinha por função preparar um público pobre
e desvalido da sorte para o trabalho. É, dentro da primeira República,
que é criada, com os mesmos propósitos o então Aprendizado
Agrícola de Barbacena. Em sua trajetória histórica,
a EAFB experimentou uma série de transformações que,
na superficialidade dos textos legais eram promovidas por razões
administrativas, mas que, sob o ponto de vista de um aprofundamento hermenêutico
eram transformações deliberadas para atender a questões
econômicas. O reconhecimento de que a economia e os interesses políticos
determinavam os rumos da educação no Brasil, torna-se ainda
mais evidente quando, no contexto da modernização, foi implantado
o Sistema Escola-Fazenda, no qual prática pedagógica e produção
“em condições econômicas” se confundem
e direcionam a formação do técnico para atuar como
agente da modernização. |
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