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Título:
A educação especial no ensino profissionalizante
nas escolas agrotécnicas federais: possibilidase de inclusão
Resumo: Esta dissertação
apresenta o resultado do estudo realizado sobre a possibilidade de inclusão
de estudantes com necessidades educacionais especiais no ensino profissionalizante
da Escola Agrotécnica Federal de Catu-BA. Para tanto, foram levantados
dados em três Escolas Agrotécnicas da Bahia: Santa Inês,
Senhor do Bonfim e Catu, revelando com maior aprofundamento, a análise
executada nessa última Instituição de Ensino. O estudo
desenvolveu uma pesquisa exploratória. Inicialmente, percorreu
os dispositivos legais que permeiam a Educação Especial
para a compreensão da evolução em relação
aos direitos das pessoas com necessidades especiais; as nomenclaturas
que aparecem nesses textos, a fim de se conhecer o porquê dos estereótipos
criados e as orientações que passaram a existir; os conceitos
de educação especial, educação inclusiva,
inclusão e integração com o fito de esclarecer a
definição em relação ao objeto de estudo.
Apresenta aspectos extraídos das Escolas pesquisadas, tais como:
formação docente, acessibilidade arquitetônica, atitudinal
e de comunicação, como também análise de documentos
e textos diversos que subsidiaram a pesquisa. Além desses aspectos,
verificou-se o nível de alcance das políticas públicas
para o atendimento a pessoas com necessidades especiais e do Programa
de Educação e Tecnologia para a Profissionalização
de Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (TEC NEP) nessas Instituições
de Ensino. Relata as observações de trabalhos exitosos realizados
na Bahia e a experiência de um egresso da Escola Agrotécnica
Federal de Catu-BA. Finalmente, apresenta as informações
e dados coletados, com as respectivas análises oriundas das entrevistas
e questionários realizados com o quadro de professores, alunos
e direção dessas escolas e contato direto com profissionais
especializados na área de Educação Especial, o que
possibilitou, no final da pesquisa, a estruturação de sugestões
para alavancar ações que permitam a inclusão e permanência
de pessoas com necessidades educacionais especiais nos Cursos de Nível
Técnico da Escola Agrotécnica Federal de Catu-BA, com vistas
ao mundo do trabalho. |
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