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Título:
As relações de poder e violência no
cotidiano escolar: entre a autoridade , a autonomia e o autoritarismo.
Resumo: Nas discussões
atuais acerca da educação, a autoridade docente aparece
como um dos principais fatores que influenciam a questão disciplinar
e a violência, bem como a perda da autonomia e a aprendizagem escolar.
Falar em mobilização e participação de jovens
na construção de cidadania implica discutir alguns assuntos,
como o papel e a função da escola frente às relações
sociais, especialmente no tocante à formação de cidadãos
e às contradições que existem no ambiente escolar:
autoridade versus autonomia e violência simbólica. Essa análise
entre discurso e poder, no âmbito educacional, será importante
para tentarmos compreender a que poderes atendem tais discursos e como,
quando e por que estes influenciam alunos e professores dentro e fora
do cotidiano escolar. E, especificamente, no espaço restrito da
sala de aula, quando a “porta está fechada”, quais
os instrumentos usados pelos professores para legitimar o poder que intermedeia
a sua relação com os alunos. Essa análise será
importante, também, para explicitar as formas de manifestação
da autoridade e da autonomia docentes na sala de aula. O objetivo deste
trabalho não é exaltar esteticamente a violência,
muito menos defender uma escola sem normas, mas mostrar as possibilidades
de análise das lógicas internas e de situações
que nos levem a alternativas pedagógicas de negociação
para resolução dos conflitos que essa violência proporciona. |
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