Ronaldo Mauricio Sampaio Dissertação na íntegra
 

Título: As relações de poder e violência no cotidiano escolar: entre a autoridade , a autonomia e o autoritarismo.

Resumo: Nas discussões atuais acerca da educação, a autoridade docente aparece como um dos principais fatores que influenciam a questão disciplinar e a violência, bem como a perda da autonomia e a aprendizagem escolar. Falar em mobilização e participação de jovens na construção de cidadania implica discutir alguns assuntos, como o papel e a função da escola frente às relações sociais, especialmente no tocante à formação de cidadãos e às contradições que existem no ambiente escolar: autoridade versus autonomia e violência simbólica. Essa análise entre discurso e poder, no âmbito educacional, será importante para tentarmos compreender a que poderes atendem tais discursos e como, quando e por que estes influenciam alunos e professores dentro e fora do cotidiano escolar. E, especificamente, no espaço restrito da sala de aula, quando a “porta está fechada”, quais os instrumentos usados pelos professores para legitimar o poder que intermedeia a sua relação com os alunos. Essa análise será importante, também, para explicitar as formas de manifestação da autoridade e da autonomia docentes na sala de aula. O objetivo deste trabalho não é exaltar esteticamente a violência, muito menos defender uma escola sem normas, mas mostrar as possibilidades de análise das lógicas internas e de situações que nos levem a alternativas pedagógicas de negociação para resolução dos conflitos que essa violência proporciona.