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Título:
A influência do estágio como prática pedagógica
na formação do técnico em Agropecuária no
IFES Campus Santa Teresa/ES.
Resumo: Esta pesquisa teve como principal
objetivo compreender o papel do estágio como prática pedagógica
na formação do técnico em agropecuária no
IFES Campus Santa Teresa. Optou-se pela realização de uma
investigação de natureza qualitativa, onde o objetivo foi
descobrir se o estágio curricular da forma como está sendo
realizado cumpre de forma efetiva seu papel trazendo a contribuição
necessária para o processo de ensino aprendizagem. Inicialmente
utilizou-se um questionário semi-estruturado para coleta de dados
aplicados a 36 (trinta e seis estudantes) concludentes das terceiras séries
do ensino médio profissionalizante do Curso Técnico em Agropecuária
no ano letivo de 2010. Baseado nas respostas dos alunos, optou-se pela
realização de uma entrevista com 2(dois) representantes
dos Institutos Federais de Educação, onde o estágio
é realizado somente após a integralização
do curso. Os discursos dos estudantes foram analisados, segundo o referencial
de Franco(2008) baseado em Bardin(1977), na modalidade análise
de conteúdo. Os resultados obtidos indicam que o IFES Campus Santa
Teresa vem acompanhando as transformações impostas pelas
mudanças ocorridas nas normativas de estágio por força
de leis e resoluções. Os estudantes apontaram problemas
referentes à adequação da infraestrutura e supervisão
dos estágios nas empresas/instituições. Cem por cento
dos estágios são realizados em locais que as atividades
são pertinentes à área do curso, porém um
grupo de estudantes relata que realizaram tarefas não condizentes
com sua área de formação. A pesquisa apontou problemas
referentes à contextualização curricular, orientação,
carga horária e referentes à contribuição
das aulas práticas realizadas no IFES Campus Santa Teresa ao estágio
curricular. Os resultados obtidos corroboram os depoimentos sobre a adequação
do período de estágio descrito pelos coordenadores dos Institutos
Federais de Educação, mostrando que há benefícios
consideráveis na realização do estágio após
a integralização do curso. Os resultados mostram que o estágio
ajuda a despertar o interesse pela área profissional e na descoberta
da vocação profissional e a convivência com supervisor
e funcionários das empresas/instituições, auxilia
no desenvolvimento escolar, pessoal e profissional, destacando-se principalmente
no desenvolvimento pessoal o aspecto comportamental e no profissional
a aprendizagem sobre o ambiente de trabalho. Diante desta abordagem preliminar
concluímos que o estágio traz importantes contribuições
na formação do técnico, porém, apesar do processo
de estágio ser conduzido de maneira adequada, a escola deve implementar
ações para contribuir no processo de supervisão,
orientação e de avaliação de possíveis
alterações da carga horária mínima de estágio,
e estruturação curricular em relação às
aulas práticas desenvolvidas na instituição, bem
como aprofundar os estudos para avaliar a viabilidade de alteração
do período de cumprimento do estágio. |
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