|
Título:
O uso de e-portfólios na aprendizagem de alunos
do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia
do Maranhão/ Campus Codó
Resumo: O presente trabalho
foi realizado no Instituto Federal de Educação, Ciência
e Tecnologia do Maranhão/ Campus Codó com alunos da segunda
série do Ensino Médio profissionalizante do Curso Técnico
em Agropecuária. A pesquisa teve como objetivo analisar aspectos
da aprendizagem matemática dos alunos em situações
mediadas pelas tecnologias da informação e comunicação.
Concretamente, foi realizado um estudo com os e-portfólios criados
pelos alunos e disponibilizados na internet. Nestes e-portfólios
foram abordadas as atividades feitas pelos alunos em todo o curso em forma
de páginas editadas com comentários e utilização
de recursos tecnológicos. Além da produção
nos dos/nos portfólios, foram analisados os questionários
em duas etapas (antes e após a construção dos e-portfólios)
que nos ajudou a identificar as contribuições do e-portfólio
no aprendizado de matemática dos alunos. A análise esteve
focada na produção dos e-portfólios e nas interações
promovidas pelo mesmo nas dimensões: conceitual, comunicativa e
tecnológica. Foram elencadas percepções dos alunos
sobre o trabalho com os e-portfolios. Por exemplo, o uso do e-portfólio
para trocar e arquivar informações e para divulgar trabalhos.
A pesquisa contribui com estudos interessados no aprendizado e no desenvolvimento
das capacidades discentes de interagir e articular os diversos saberes
e ações práticas em matemática. O estudo também
tem implicações curriculares sobre a inserção
das TIC no Instituto Federal de Educação (Campus Codó/MA). |
|