Ronaldo Campelo da Costa Dissertação na íntegra
 

Título: O uso de e-portfólios na aprendizagem de alunos do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Maranhão/ Campus Codó

Resumo: O presente trabalho foi realizado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão/ Campus Codó com alunos da segunda série do Ensino Médio profissionalizante do Curso Técnico em Agropecuária. A pesquisa teve como objetivo analisar aspectos da aprendizagem matemática dos alunos em situações mediadas pelas tecnologias da informação e comunicação. Concretamente, foi realizado um estudo com os e-portfólios criados pelos alunos e disponibilizados na internet. Nestes e-portfólios foram abordadas as atividades feitas pelos alunos em todo o curso em forma de páginas editadas com comentários e utilização de recursos tecnológicos. Além da produção nos dos/nos portfólios, foram analisados os questionários em duas etapas (antes e após a construção dos e-portfólios) que nos ajudou a identificar as contribuições do e-portfólio no aprendizado de matemática dos alunos. A análise esteve focada na produção dos e-portfólios e nas interações promovidas pelo mesmo nas dimensões: conceitual, comunicativa e tecnológica. Foram elencadas percepções dos alunos sobre o trabalho com os e-portfolios. Por exemplo, o uso do e-portfólio para trocar e arquivar informações e para divulgar trabalhos. A pesquisa contribui com estudos interessados no aprendizado e no desenvolvimento das capacidades discentes de interagir e articular os diversos saberes e ações práticas em matemática. O estudo também tem implicações curriculares sobre a inserção das TIC no Instituto Federal de Educação (Campus Codó/MA).