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Título:
O modelo pedagógico dos jogos escolares da CEDAF/UFV e sua interferência
nas relações entre os discentes no ambiente escolar.
Resumo: Os jogos escolares, que historicamente
no Brasil se manifestam de várias formas, são um fenômeno
sócio-cultural em contextos diversos. Desta forma, em especial
no ensino das escolas técnicas federais, que adotam o sistema de
aulas em regime integral, as competições escolares têm
um papel fundamental nas relações entre os discentes. Estes
jogos escolares têm se configurado ao longo do tempo como uma atividade
de suma importância para o atendimento à comunidade escolar,
por permitirem o desenvolvimento nos indivíduos participantes de
aspectos relevantes à vida. Ao considerar a existência de
embate, que podem tornar esses jogos, realizados no modelo interclasses,
palco de discórdias, desentendimento e atritos, deteriorando por
sua vez as relações entre os discentes é que nos
propusemos a investigar “como” o modelo pedagógico
atual dos Jogos Internos da Central de Ensino e Desenvolvimento Agrário
de Florestal - JICEDAF - influencia nas relações entre os
discentes no ambiente escolar. O método utilizado para desenvolver
e operacionalizar a pesquisa foi o Grupo Focal, uma técnica de
pesquisa qualitativa, que visa a obtenção de dados a partir
de debates em grupo com representantes dos sujeitos do estudo, distribuídos
distintamente e com representatividade entre os participantes e não
participantes dos JICEDAF. Tais procedimentos visam a interpretação
e análise das falas de quatro grupos debatedores, a partir de seu
próprio ponto de vista, após o debate dos insights. Trata-se
de uma técnica muito utilizada no âmbito da pesquisa social,
sendo cada vez mais empregada nas pesquisas em educação.
A triangulação dos achados com o aporte do material bibliográfico
e o nosso cotidiano na instituição, guiados através
dos nove insights do roteiro de debates, nos permitiu através da
análise qualitativa, o entendimento de como se formam e se diferem
as percepções, opiniões e atitudes acerca dos JICEDAF.
Os resultados são apresentados através da análise
de conteúdo, com frequência descrita como análise
temática e elementos da análise do discurso, com as citações
de trechos das falas dos participantes dos grupos focais integradas ao
texto e que ilustram categorias em particular. Entre os participantes
dos quatro grupos focais, constatamos que a maioria entende que a relação
entre os alunos no ambiente escolar melhora. Os fatores que interferem
na melhoria dessas relações entre os discentes, estão
amparados no coleguismo; na criação de novas amizades; no
reforço às amizades já existentes; no favorecimento
a um ambiente escolar harmonioso; na mudança de convivência;
na maior aproximação; na interação facilitada;
no auxílio aos estudos; na diminuição dos conflitos
existentes e no desestímulo/bloqueio à formação
de pequenos grupos rivais. |
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