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Título:
A formação didático-pedagógica do professor
do ensino técnico: programa especial de formação
pedagógica
Resumo: O trabalho proposto nesta dissertação
visa fazer um estudo da atuação pedagógica do docente
do ensino técnico em seu cotidiano profissional, antes e depois
de cursar Programa Especial de Formação Pedagógica.
Este Programa é um curso de caráter emergencial, de extensão
da graduação, oferecido a bacharéis, instituído
pela Resolução n 02/97, o qual propõe licenciar profissionais
de área técnica para atuarem na prática docente do
ensino fundamental e médio. Procurou-se organizar o trabalho da
seguinte maneira primeiramente constitui-se analisar as mudanças
ocorridas no mundo do trabalho, bem como as transformações
na política educacional do país, através dos orgãos
e leis da educação. Em decorrência disto, fez-se um
pressuposto do perfil do profissional que se pretende formar, estabelecendo-se
novos principios educativos, centrados numa pedagogia que propicie ao
cidadão domínio intelectual das práticas sociais
e produtivas. Num segundo momento trata do conhecimento do Ensino Tecnicista,
a escola que se formou consequentemente a principal causa da formação
puramente técnica, na qual se alicerça o docente do ensino
técnico. Num terceiro momento trata das Leis e Resoluções
que criam os Cursos Emergenciais de Formação e pressupostos
que detectaram a necessidade de implantação dos mesmos.
Visa ainda, apresentar o Programa Especial de Formação pedagógica,
sua criação no CEFET-RP, sua proposta e seus objetivos;
avaliar a importâcia do Programa, onde se faz necessário
à formação pedagógica para docentes de disciplinas
técnicas. Na nossa prática de investigação
propomos questionários para professores-alunos do Programa, bern
como questionários para supervisores pedagógicos, que objetivam
diagnosticar a prática do docente antes de entrar no curso e após
a saída do mesmo. Finalmente constatar a fundamental relevância
dos Cursos Especiais de Formação, levantar dificuldades
e vantagens que eles proporcionam objetivando propiciar estímulo
constante aprimoramento profissional do docente em sua prática-pedagógica. |
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