Roberta Vecchi Prates Dissertação na íntegra
 

Título: A formação didático-pedagógica do professor do ensino técnico: programa especial de formação pedagógica

Resumo: O trabalho proposto nesta dissertação visa fazer um estudo da atuação pedagógica do docente do ensino técnico em seu cotidiano profissional, antes e depois de cursar Programa Especial de Formação Pedagógica. Este Programa é um curso de caráter emergencial, de extensão da graduação, oferecido a bacharéis, instituído pela Resolução n 02/97, o qual propõe licenciar profissionais de área técnica para atuarem na prática docente do ensino fundamental e médio. Procurou-se organizar o trabalho da seguinte maneira primeiramente constitui-se analisar as mudanças ocorridas no mundo do trabalho, bem como as transformações na política educacional do país, através dos orgãos e leis da educação. Em decorrência disto, fez-se um pressuposto do perfil do profissional que se pretende formar, estabelecendo-se novos principios educativos, centrados numa pedagogia que propicie ao cidadão domínio intelectual das práticas sociais e produtivas. Num segundo momento trata do conhecimento do Ensino Tecnicista, a escola que se formou consequentemente a principal causa da formação puramente técnica, na qual se alicerça o docente do ensino técnico. Num terceiro momento trata das Leis e Resoluções que criam os Cursos Emergenciais de Formação e pressupostos que detectaram a necessidade de implantação dos mesmos. Visa ainda, apresentar o Programa Especial de Formação pedagógica, sua criação no CEFET-RP, sua proposta e seus objetivos; avaliar a importâcia do Programa, onde se faz necessário à formação pedagógica para docentes de disciplinas técnicas. Na nossa prática de investigação propomos questionários para professores-alunos do Programa, bern como questionários para supervisores pedagógicos, que objetivam diagnosticar a prática do docente antes de entrar no curso e após a saída do mesmo. Finalmente constatar a fundamental relevância dos Cursos Especiais de Formação, levantar dificuldades e vantagens que eles proporcionam objetivando propiciar estímulo constante aprimoramento profissional do docente em sua prática-pedagógica.