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Título:
Análise das abordagens e discussões do conteúdo de
Pedagogia nos livros didáticos de Geografia
Resumo: Sabe-se que as questões
ambientais vêm cada vez mais sendo foco de atenção
e discussão na sociedade, e neste contexto pode-se dizer que o
estudo pedológico a partir do conceito, evolução,
formação e uso de solo é essencial no contexto para
as discussões referentes à sociedade e natureza, que são
temas pertinentes à Ciência Geográfica, principalmente
no Ensino Básico que atua na formação, habilidades
e competências. Por esse motivo, o estudo da pedologia torna-se
primordial tanto no âmbito do ensino formal (como por exemplo, conteúdo
dos PCN’s), assim como na educação informal abordando
a importância de seu conhecimento para a conservação,
sendo este, essencial às premissas de um uso sustentável.
Cabe ressaltar que embora haja um esforço no tratamento do ensino
de solos relacionado à natureza em nível do Ensino Médio
pelos professores de geografia, e principalmente nos conteúdos
dos livros didáticos, depara-se com problemas de entendimento e
transposição de conceitos, de explicações
parciais e inconsistentes, e que por diversas vezes é inconsistente
para a compreensão dos processos e de sua formação.
Pode-se dizer que neste contexto um dos instrumentos mais utilizados no
processo de ensino-aprendizagem é o livro didático, o qual
tem como a utilização para apresentar o estudo de conteúdos,
motivar atividades que permita a construção do conhecimento,
a partir da reflexão e solução de atividades, da
observação de fenômenos, de acontecimentos e fatos
em diferentes escalas da análise, acarretando assim no desenvolvimento
da criatividade e da crítica.
Desta forma, visando melhorar a qualidade dos livros didáticos
em 2006 o Ministério da Educação – MEC, estabeleceu
critérios para adoção desse material de Geografia
através do Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino
Médio – PNLEM para 2007. Os quinze (15) livros didáticos
de Ensino Médio de Geografia recomendados pelo MEC, foram analisados
exclusivamente em sua abordagem de Pedologia, mas especificamente no tema
Solos.
Nas obras, em questão, foram analisadas e apontadas as abordagens
de cada autor sobre os conteúdos relacionados a pedologia, tanto
soluções fornecidas na tentativa de suprir a necessidade
de entendimento quanto a conteúdos de uso e importância se
seu estudo. Sugere-se assim, uma melhor organização e aprofundamento
do assunto nos livros didáticos, a fim de despertar o interesse
do aluno, fazendo-o entender a relação e a importância
do tema com as questões cotidianas do mundo.
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