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Título:Estudo
da História e Cultura Afro- Brasileira e Indígena: limites
e possibilidades de implementação no contexto do ensino
Técnico em Agropecuária no Campus Barreiros – Instituto
Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco.
Resumo: A presente pesquisa tem o propósito
de analisar as implicações na implementação
do Estudo da História e Cultura Afro-Brasileiro e Indígena
no contexto da educação básica e outros níveis
e modalidades de ensino, a partir das experiências dos professores
(as) e dos alunos (as) do curso técnico em agropecuária,
integrado ao ensino médio, do Campus Barreiros - Instituto Federal
de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, dando
enfoque às relações étnico-raciais e as políticas
de reparações, reconhecimento e valorização
de ações afirmativas no cotidiano escolar. Do ponto de vista
da forma de abordagem do problema, a pesquisa é de caráter
qualitativo descritivo, tendo como instrumento para a pesquisa de campo
a entrevista semi-estruturada. Este estudo nasceu a partir da observação
de que há uma grande dificuldade de se trabalhar os conteúdos
que norteiam a temática da história e cultura afro-brasileira
e indígena no contexto escolar, bem como, às relações
étnico-raciais no ambiente de ensino-aprendizagem. Para a abordagem
do referencial teórico foi utilizado os trabalhos de Kabengele
Munanga, Maria Aparecida S. Bento, Lilia Moritz Schwarcz e Eliane Cavalleiro
que insere no debate contemporâneo a discussão sobre as questões
étnico-raciais e suas repercussões nas relações
entre alunos (as) e professores no ambiente de escolar. A escola, como
espaço estratégico, tem um papel fundamental no processo
de construção e reconstrução de valores sociais,
por isso necessário se faz um novo olhar sobre a questão
racial no contexto escolar, já que o sistema de ensino brasileiro
se baseia numa visão eurocêntrica, monocultural, discriminatória
de caráter racista e excludente. |
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