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Título:
O uso de programas computacionais e materiais manipuláveis no processo
de ensino e aprendizagem da geometria plana e espacial de alunos do ensino
técnico em Agropecuária do Colégio Agrícola
de Floriano – Piauí.
Resumo: O presente trabalho tem por
objetivo verificar a mudança ou não do nível de aprendizado
de geometria dos trinta e sete alunos do terceiro ano do Ensino Técnico
em Agropecuária Concomitante com o Ensino Médio (EMTA-3),
matriculados no ano de 2009, após o uso como ferramenta dos softwares
Cabri Geometry II Plus, Calques 3D e Poly, bem como o uso dos Sólidos
Geométricos usados no processo de produção da agroindústria
no CAF – Colégio Agrícola de Floriano. A escolha do
tema Geometria, dentre os conteúdos associados à ementa
na Agroindústria, foi motivada pela constatação das
dificuldades que os alunos, de diferentes níveis, apresentam em
relação ao assunto, com a proposta de implantar um novo
método de trabalho que servirá como modelo às aulas
apenas teóricas. Dessa forma, na Agroindústria encontram-se
várias formas espaciais que podem ser analisadas matematicamente.
Contudo, faz-se os seguintes questionamentos: De que forma podemos fazer
isso? O uso de softwares irá apresentar algum benefício
dentro deste contexto? Poderá o aluno compreender a relação
entre o Ensino Médio e o Ensino Técnico? Para responder
a estas perguntas os alunos foram submetidos a seis etapas, dentre elas:
1ª etapa: aplicação de um teste no tempo zero (t0),
2ª etapa: doze aulas expositivas, 3ª e 5ª etapas: vinte
e duas aulas no laboratório de informática, 4ª etapa:
encontro na agroindústria (manhã toda) e 6ª etapa:
aplicação de um teste no tempo um (t1). Após a aplicação
do teste t0 observou-se que mais da metade dos sujeitos da pesquisa apresentaram
índice de acertos inferior a 50%; já no teste t1, aplicado
após as intervenções metodológicas, esse índice
ultrapassou, para mais da metade dos sujeitos, os 50%. Com isso, percebemos
que ao final do projeto, os alunos se mostraram mais motivados quanto
ao ensino da matemática, associando-a ao uso de softwares e despertando
para a contextualização e a interdisciplinaridade, assim
a interligação do ensino técnico com o ensino médio
ficará mais sólida em relação à participação
do aluno, fazendo com que enfoque a importância da matemática
no cotidiano. Pôde-se concluir que a análise das formas planas
e espaciais por parte dos alunos se tornou mais consistente, comprovando
que o uso de sólidos e softwares se mostrou com uma ferramenta
eficaz no processo de ensino aprendizagem da geometria, possibilitando
a interligação das diversas áreas. |
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