Ricardo Tadeu Barbosa Dissertação na íntegra
 

Título: IDENTIDADES NEGRAS EM NARRATIVA: Culturas e Trajetórias nas Vozes de Estudantes Negros/as Secundaristas do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais/Campus Januária

Resumo: O entendimentos inequívoco de que a construção de identidades sociais e coletivas passa pelo conhecimento da própria História, não no sentido de resgata-la idealisticamente, mas de faze-la presente como referência cultural, é um dos pontos centrais deste estudo. Nessa perspectiva, esse trabalho investiga através das narrativas orais as especificidades das vivências de alunos e alunas negras secundaristas com o cotidiano racista que permeia a dinâmica social e o espaço escolar. Destarte, foram perscrutados os mecanismos e sutilezas do racismo no imaginário coletivo da sociedade e como ele manifesta e se corporifica no cotidiano e no Ambiente de formação humana. A sustentação teórica deste trabalho está pautada na perspectiva dos Estudos Culturais e nos caminhos das análises foucaultianas da genealogia do poder. A dinâmica da investigação foi alicerçada nas prerrogativas da pesquisa etnográfica e sistematizada através de entrevistas gravadas por meio eletrônico. A análise realizada objetivou entender as desigualdades raciais como um dado importante da realidade brasileira e como um subproduto das relações históricas e sociais. Os resultados destacam o entendimento de que construção da identidade e corporeidade negras, ainda não tem sido uma temática privilegiada pelo campo educacional e que a diversidade étnico-cultural é um dos caminhos que possibilitam o diálogo na busca da superação do preconceito racial. Não obstante, evidenciou-se a necessidade de que a escola caminhe na perspectiva de uma organização multicultural, educando as novas gerações na convivência, respeito e valorização das culturas plurais.