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Título:
IDENTIDADES NEGRAS EM NARRATIVA: Culturas e Trajetórias
nas Vozes de Estudantes Negros/as Secundaristas do Instituto Federal do
Norte de Minas Gerais/Campus Januária
Resumo: O entendimentos
inequívoco de que a construção de identidades sociais
e coletivas passa pelo conhecimento da própria História,
não no sentido de resgata-la idealisticamente, mas de faze-la presente
como referência cultural, é um dos pontos centrais deste
estudo. Nessa perspectiva, esse trabalho investiga através das
narrativas orais as especificidades das vivências de alunos e alunas
negras secundaristas com o cotidiano racista que permeia a dinâmica
social e o espaço escolar. Destarte, foram perscrutados os mecanismos
e sutilezas do racismo no imaginário coletivo da sociedade e como
ele manifesta e se corporifica no cotidiano e no Ambiente de formação
humana. A sustentação teórica deste trabalho está
pautada na perspectiva dos Estudos Culturais e nos caminhos das análises
foucaultianas da genealogia do poder. A dinâmica da investigação
foi alicerçada nas prerrogativas da pesquisa etnográfica
e sistematizada através de entrevistas gravadas por meio eletrônico.
A análise realizada objetivou entender as desigualdades raciais
como um dado importante da realidade brasileira e como um subproduto das
relações históricas e sociais. Os resultados destacam
o entendimento de que construção da identidade e corporeidade
negras, ainda não tem sido uma temática privilegiada pelo
campo educacional e que a diversidade étnico-cultural é
um dos caminhos que possibilitam o diálogo na busca da superação
do preconceito racial. Não obstante, evidenciou-se a necessidade
de que a escola caminhe na perspectiva de uma organização
multicultural, educando as novas gerações na convivência,
respeito e valorização das culturas plurais. |
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