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Título:
O ensino de literatura na educação profissional
agrícola numa perspectiva dialógica: formando leitores
Resumo: O presente trabalho
teve por objetivo estudar o processo de compreensão de textos literários
e a construção de conceitos em literatura, a partir de uma
prática de ensino-aprendizagem centrada nas interações
dialógicas, no espaço da sala de aula. Pretendemos também,
com este estudo, oferecer subsídios para a melhoria do ensino de
literatura. Partindo da premissa de que o ensino desta disciplina, nos
moldes em que vem sendo ministrado, não tem alcançado seu
principal objetivo – a formação de leitores para a
leitura do texto literário visando a uma melhor fruição
dessa leitura –, fizemos uma revisão de literatura e foram
detectados os problemas pontuais que causam essa deficiência no
ensino desta disciplina, a saber, a ênfase na historiografia literária,
a preferência por textos e autores clássicos – segundo
o cânone oficial –, a escolarização da leitura
literária, a utilização do livro didático
como instrumento principal na exploração da leitura literária,
o ensino de literatura voltado para o vestibular e a prevalência
de uma proposta curricular ainda centrada numa concepção
tradicional de ensino. Outrossim, buscamos algumas ideias de Vigotsky
e Bakhtin como aportes teóricos no contexto das aulas de literatura.
Assentados no âmbito da metodologia qualitativa de pesquisa de orientação
sócio-histórica, utilizamos a observação participante,
natural e individual como técnica para coleta de dados. Durante
quatro meses, gravamos em MP3 vinte aulas de literatura, das quais cinco
foram escolhidas, transcritas e analisadas à luz, principalmente,
de referenciais vigotskianos e bakhtinianos. Os alunos participantes desta
pesquisa, duas turmas da terceira série do Curso Técnico
em Agropecuária e uma turma da terceira série do Curso Técnico
em Agroindústria da Escola Agrotécnica Federal de São
Cristóvão – SE (hoje IFS – Campus São
Cristóvão), do ano letivo de 2008, totalizando noventa e
seis alunos, leram textos de Ronaldson, Vladimir Souza Carvalho, Jeová
Santana e Antonio Carlos Viana, todos estes, autores sergipanos da contemporaneidade.
Como resultados finais, houve a construção compartilhada
de leituras literárias e, por extensão, de alguns conceitos
literários. A despeito das dificuldades de internalização
de alguns desses conceitos, os alunos deixaram vir à tona sua memória
discursiva, sua competência intertextual e, sobretudo, sua capacidade
de apreensão de sentidos dos textos lidos.
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