Regiane de Souza Costa Dissertação na íntegra
 

Título: Configuração da educação física no CTUR - entrelaçamentos cotidianos e possibilidades pedagógicas

Resumo: Esta pesquisa foi realizada no Colégio Técnico da Universidade Rural (CTUR/UFRRJ), contando com 27 participantes- 25 estudantes do 3° Ano do Curso Técnico em Agropecuária Orgância, 1 professor de Educação Física da escola e 1 observadora dos processos pedagógicos de pesquisa. Traz consigo a preocupação com uma Educação Física crítica e emancipatória, elemento constitutivo da formação humana/profissional. Este foi o ponto de partida para o desenvolvimento da pesquisa, que apresentou como objetivo geral investigar a manifestação da Educação Física Escolar como componente curricular da Educação Profissional Agrícola do CTUR. Para tanto, contou com um aporte teórico-metodológico que permitiu captar as variações cotidianas disposta na realidade. Contou com a Abordagem Qualitativa de Pesquisa Educacional, tendo a Metodologia da Pesquisa-ação o seu principal eixo orientador. Sob esta fundamentação foi possível conhecer como a Educação Física se manifestou nos anos escolares com base na relação objetivos-métodos-avaliação. Num segundo momento, foram utilizadas as descrições quanto à configuração da Educação Física nos anos anteriores para que fossem construídas, pelo coletivo, oficinas temáticas, visando possibilitar um processo de sensibilização/reflexão diante da pluralidade de interpretações que esta área é capaz de apresentar. Os temas orientadores das oficinas foram baseadas na Matriz de Referência para o Novo ENEM 2009, reformulação do exame proposta pelo Ministério da Educação. A conjugação dos dados obtidos com a aplicação dos questionário, das entrevistas, dos relatos dos estudantes e das observações dos espaçostempos pedagógicos sinalizaram que a Educação Física, quando tratada nas suas múltiplas possibilidades interpretativas, se apresenta como um importante componente para a formação do homem, numa perspectiva holística.