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Título:
Configuração da educação física no
CTUR - entrelaçamentos cotidianos e possibilidades pedagógicas
Resumo: Esta pesquisa foi realizada
no Colégio Técnico da Universidade Rural (CTUR/UFRRJ), contando
com 27 participantes- 25 estudantes do 3° Ano do Curso Técnico
em Agropecuária Orgância, 1 professor de Educação
Física da escola e 1 observadora dos processos pedagógicos
de pesquisa. Traz consigo a preocupação com uma Educação
Física crítica e emancipatória, elemento constitutivo
da formação humana/profissional. Este foi o ponto de partida
para o desenvolvimento da pesquisa, que apresentou como objetivo geral
investigar a manifestação da Educação Física
Escolar como componente curricular da Educação Profissional
Agrícola do CTUR. Para tanto, contou com um aporte teórico-metodológico
que permitiu captar as variações cotidianas disposta na
realidade. Contou com a Abordagem Qualitativa de Pesquisa Educacional,
tendo a Metodologia da Pesquisa-ação o seu principal eixo
orientador. Sob esta fundamentação foi possível conhecer
como a Educação Física se manifestou nos anos escolares
com base na relação objetivos-métodos-avaliação.
Num segundo momento, foram utilizadas as descrições quanto
à configuração da Educação Física
nos anos anteriores para que fossem construídas, pelo coletivo,
oficinas temáticas, visando possibilitar um processo de sensibilização/reflexão
diante da pluralidade de interpretações que esta área
é capaz de apresentar. Os temas orientadores das oficinas foram
baseadas na Matriz de Referência para o Novo ENEM 2009, reformulação
do exame proposta pelo Ministério da Educação. A
conjugação dos dados obtidos com a aplicação
dos questionário, das entrevistas, dos relatos dos estudantes e
das observações dos espaçostempos pedagógicos
sinalizaram que a Educação Física, quando tratada
nas suas múltiplas possibilidades interpretativas, se apresenta
como um importante componente para a formação do homem,
numa perspectiva holística. |
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