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Título:
Perfil dos Dirigentes de Centros Federais de Educação Tecnológica
e Contribuições para um Programa Permanente de Capacitação
Profissional
Resumo: O objetivo deste estudo é
identificar o perfil dos dirigentes de Centros Federais de Educação
Tecnológica e, com base nos referenciais teóricos e nesse
perfil, propor contribuições para a elaboração
de um programa permanente para a capacitação dos dirigentes
de CEFETs. Quantos aos aspectos metodológicos, foram utilizadas
pesquisas bibliográficas e documentais sobre gestão contemporânea,
formação de gestores, reforma da educação
profissional e programas e experiências nacionais e internacionais
sobre a formação de gestores de centros de formação
profissional, além da pesquisa de campo com os próprios
dirigentes para a definição de seu perfil profissional.
Como os CEFETs são instituições complexas e singulares,
pois atuam em diversos íveis e modalidades de ensino, na pesquisa
aplicada e na extensão, ao perfil do dirigente devem ser incorporadas
as competências gerais do gestor de uma organização
humana, do gestor escolar da educação básica, do
gestor de um centro de formação profissional e de um gestor
de uma instituição de ensino superior. Com base nesses referenciais
e no perfil delineado, são apresentadas algumas proposições
como Qualificação Introdutória, Curso de Especialização
Lato Sensu, Curso de Mestrado e Criação de uma Comunidade
Virtual para um possível programa permanente de capacitação
dos dirigentes, a ser ofertado pela Secretaria de Educação
Profissional e Tecnológica, do Ministério da Educação,
visando ao desenvolvimento das competências mais valorizadas pelos
gestores na pesquisa, a saber: competências gerais/transversais
(9.08), competências para a dimensão da gestão de
pessoas (8.80), competências para a dimensão da gestão
pedagógica (8.26), competências para a dimensão do
planejamento institucional (7.93) e competências para a dimensão
da gestão administrativa, financeira e patrimonial (7.72). |
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