|
Título:
A Importância da Cooperativa-escola na formação
do Técnico em Agropecuária.
Resumo: A valorização
da cooperativa-escola e a tentativa de resgatar seu papel na formação
do educando têm se tornado primordial nos dias de hoje, pois as
pessoas estão cada vez mais dispostas a trabalhar de forma associada.
Através das cooperativas-escolas, o aluno desenvolve atividades
que constituem um aprendizado de vida. O aluno é quem decide sobre
os destinos da sua entidade, através de reuniões e assembléias
gerais. As atividades desenvolvidas pelo aluno podem contribuir para melhoria
do sistema de ensino agrícola. Pois, ele pode divulgar em sua região
os propósitos e vantagens da cooperação e contribuir
para que outras pessoas possam constituir cooperativas e trabalhar de
forma associativa. Além de contribuir para a formação
de novas lideranças e para socializar os conteúdos de ensino.
Assim, esta pesquisa buscou investigar o modelo de aprendizagem do aluno-associado
através da sua atuação na cooperativa e descrever
o seu envolvimento junto ao quadro social da cooperativa-escola. O estudo
foi realizado no âmbito da Escola Agrotécnica Federal de
Crato – CE. Os dados foram coletados junto aos alunos e professores
por meio da aplicação de questionários. As informações
coletadas permitiram descrever o papel da cooperativa-escola na formação
do técnico em agropecuária. Concluiu-se que para os alunos
e para os professores o modelo de aprendizagem predominante na cooperativa
ainda é tradicional. Portanto, a filosofia do cooperativismo e
da cooperativa-escola precisam ser melhor divulgada no âmbito da
própria cooperativa e da escola.
|
|