Railton Cezar Azevedo Alves Dissertação na íntegra
 

Título: A aprendizagem na educação agrícola dos alunos da EAF Senhor do Bonfim-BA através do método comparativo de duas abordagens de ensino: manejo de irrigação e pastagens pela forma convencional e participação em projeto de pesquisa

Resumo: A presente pesquisa foi realizada com alunos da Escola Agrotécnica Federal de Senhor do Bonfim, (EAFSB-BA), tendo como fundamento a pedagogia de projeto de pesquisa, com os alunos da 3" série do curso técnico em agropecuária, onde os mesmos puderam vivenciar na prática os dois métodos de ensino: o convencional e o diferenciado , interagindo com o mundo produtivo e contextualizando os conteúdos de manejo de irrigação, adubação, forragicultura, solos e impacto ambiental, utilizados no seu contexto, mensurando o nível de aprendizagem de cada metodologia de ensino. O objetivo central que consiste em direcionar uma prática através da Pedagogia de Projetos, desafia a formação disciplinar e apresenta nos resultados uma substancial diferença, além de contribuir para a efetiva aquisição dos conhecimentos, possibilita o desenvolvimento de habilidades outras, como a transdisciplinaridade, trabalhos em grupos, síntese de organização de fundamental importância para formação do aluno. Esta abordagem para a educação agrícola requer estudos complementares de natureza longitudinal para explorar os mecanismos e as práticas técnicas. No entanto, assim como os demais trabalhos já desenvolvidos com semelhante tema, a pesquisa por meio da pedagogia de projetos oferece fortes indícios que reforçam o pressuposto de que a mesma exerce grande influência para uma aprendizagem significativa.