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Título:
A aprendizagem na educação
agrícola dos alunos da EAF Senhor do Bonfim-BA através do
método comparativo de duas abordagens de ensino: manejo de irrigação
e pastagens pela forma convencional e participação em projeto
de pesquisa
Resumo: A presente pesquisa
foi realizada com alunos da Escola Agrotécnica Federal de Senhor
do Bonfim, (EAFSB-BA), tendo como fundamento a pedagogia de projeto de
pesquisa, com os alunos da 3" série do curso técnico
em agropecuária, onde os mesmos puderam vivenciar na prática
os dois métodos de ensino: o convencional e o diferenciado , interagindo
com o mundo produtivo e contextualizando os conteúdos de manejo
de irrigação, adubação, forragicultura, solos
e impacto ambiental, utilizados no seu contexto, mensurando o nível
de aprendizagem de cada metodologia de ensino. O objetivo central que
consiste em direcionar uma prática através da Pedagogia
de Projetos, desafia a formação disciplinar e apresenta
nos resultados uma substancial diferença, além de contribuir
para a efetiva aquisição dos conhecimentos, possibilita
o desenvolvimento de habilidades outras, como a transdisciplinaridade,
trabalhos em grupos, síntese de organização de fundamental
importância para formação do aluno. Esta abordagem
para a educação agrícola requer estudos complementares
de natureza longitudinal para explorar os mecanismos e as práticas
técnicas. No entanto, assim como os demais trabalhos já
desenvolvidos com semelhante tema, a pesquisa por meio da pedagogia de
projetos oferece fortes indícios que reforçam o pressuposto
de que a mesma exerce grande influência para uma aprendizagem significativa.
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