|
Título:
Literatura de cordel e identidade cultural: O olhar de alunos do Ensino
Médio integrado ao curso de Agropecuária do IFPE Campus
Vitória de Santo Antão.
Resumo: O presente trabalho investigou
a influência da Literatura de Cordel, um dos símbolos da
cultura nordestina, consagrada como a literatura popular do Brasil, no
processo de construção da identidade cultural do aluno do
Curso de Agropecuária integrado ao Ensino Médio do Instituto
Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco,
Campus Vitória de Santo Antão. Pesquisamos a Literatura
de Cordel nas suas origens portuguesa e brasileira e tentamos expor diferenças
e semelhanças entre ambas. Além disso, analisamos o Cordel
como identidade cultural do povo nordestino e a ligação
que pode ser estabelecida hoje com a educação, na sala de
aula. A investigação foi realizada através de uma
pesquisa qualitativa, que utilizou os seguintes procedimentos metodológicos:
questionário e entrevista (gravada em áudio) semi-estruturados.
Após a análise dos dados coletados, percebemos que a Literatura
de Cordel está distante de nosso alunado, tanto daquele proveniente
das regiões interioranas como da região metropolitana, na
suas cidades, na sua cultura e também na escola. |
|