|
Título:
Era uma vez... Memórias de professores no ensino agrícola:
Um estudo sobre experiências de vida
Resumo: O presente trabalho trata sobre
uma pesquisa realizada no Instituto Federal de Brasília, Campus
Planaltina, que teve como objetivo relacionar as memórias de professores,
desveladas nas suas narrativas biográficas, com suas práticas
educativas como docentes do Ensino Técnico Profissional Agrícola.
O estudo foi realizado com cinco professores que atuaram e atuam no curso
técnico em Agropecuária ofertado pela instituição.
Por meio das narrativas, procurou-se refletir sobre como se dá
a relação entre suas subjetividades, constituídas
nos diferentes contextos em que se socializaram e o contexto profissional
em que estão inseridos. Utilizamos como metodologia de pesquisa
as técnicas da História de vida, História Oral e
Narrativas Biográficas. Foram realizadas entrevistas com base na
metodologia da História Oral com cada um dos sujeitos com o objetivo
de construir suas biografias e trajetórias. Após o tratamento
de suas falas (transcrição – transcriação
- legitimação e conferência por parte dos entrevistados
- autorização dos direitos de uso dos depoimentos –
produção das narrativas biográficas) foi possível
conhecer as memórias dos professores que participaram da pesquisa
e estabelecer as relações entre suas experiências
de vida e a construção de suas práticas educativas.
Tais práticas dizem respeito à forma de se relacionarem
com o espaço, com os alunos, com os outros professores, com a gestão
e com a profissão em si. Conhecer suas histórias de vida
e estabelecer as relações entre suas memórias e práticas
educativas, possibilitou a percepção de como cada um se
constituiu professor em sua história e como eles ressignificam
no presente suas experiências vividas nas diferentes instituições
sociais pelas quais passaram e como se formaram, enquanto sujeitos na
História, presenças no mundo. |
|