|
Título:
O ensino de história e a formação para o mundo do
trabalho: o contexto do ensino técnico integrado ao ensino médio
do Instituto Federal de Roraima – Campus Boa Vista
Resumo: Esta pesquisa pretende analisar
o papel do ensino de História na formação das competências
e habilidades para o mundo do trabalho junto aos educandos do Ensino Técnico
integrado ao Ensino Médio no IFRR, Campus Boa Vista no ano de 2012.
Questionando-se a lógica capitalista presente nas mudanças
da rede federal dos Institutos Federais através da crítica
a conceitos como empregabilidade e capital humano, além das orientações
presentes nos Parâmetros Curriculares Nacionais. Analisa-se também
o ensino de História no Brasil desde sua origem e procura-se traçar
o marco histórico da inserção do modelo das competências
da UNESCO nas orientações pedagógicas dos Institutos
Federais. Observa-se na prática dos professores de História
do IFRR, deficiências relacionadas ao cumprimento dos componentes
da Organização Didática, devido a reduzida carga
horária destinada a disciplina, além da exclusão
parcial da História na terceira série e total na quarta
série do Ensino Médio. A pesquisa foi realizada através
de uma abordagem qualitativa, tendo como sujeitos 93 alunos e 3 professores
de História. Utilizando como instrumentos de coletas de dados,
a observação em sala de aula, questionários e entrevistas.
|
|