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Título: Curso de Tecnologia em Produção de Cachaça: Representação Social dos estudantes sobre a cachaça e o consumo de álcool.
Resumo: As Representações Sociais são estruturas de conhecimento individuais, compartilhadas, que permitem a um grupo entender uma realidade, manter sua integridade, direcionar e fundamentar suas práticas. Esta pesquisa teve como propósito conhecer as Representações Sociais da Cachaça e a sua relação com o consumo de álcool para alunos do curso superior Tecnólogo em Produção de Cachaça do no Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNM)-Campus Salinas, através do diagnóstico dos fatores que motivaram o ingresso desses jovens neste curso; identificando se o consumo de e as concepções sobre cachaça pelos jovens foram afetados pelo seu ingresso no curso, bem como os fatores que os alunos relacionam com ato de beber cachaça como: ocasiões, companhias, a correlação com os hábitos familiares, os riscos à saúde e problemas sociais. A pesquisa foi realizada no IFNMG, no ano de 2010, com quarenta e oito alunos do curso superior de Tecnologia em Produção de Cachaça e consistiu de três etapas: 1-a caracterização socioeconômica dos discentes com um roteiro estruturado; 2-a avaliação do conhecimento dos alunos sobre cachaça que compreendeu a utilização de uma escala do tipo Likert de cinco pontos; 3- a pesquisa de representação social da cachaça com roteiro construído com questões abertas, a fim de incentivar o discurso, sendo os discursos gravados, transcritos e analisados pela técnica do Discurso do Sujeito Coletivo, com base na teoria das Representações Sociais, utilizando o software Qualiquantisoft. Assim, verificou-se que o universo dos sujeitos do presente estudo apresenta um predomínio de mulheres (62,5%) e a faixa etária de 18 a 21 anos de idade (56,2%). A sua maioria (87%), concluiu o ensino médio em escola pública, em curso regular (90%) e são residentes em área urbana (81%) no município de Salinas (86%). Nas representações sociais sobre o consumo de álcool, os sujeitos desta pesquisa apresentam atitudes predominantemente desfavoráveis ao consumo de bebidas alcoólicas; não acreditam que os jovens bebam por “se sentirem tristes ou aborrecidos” ou para “se sentirem mais integrados e identificados com o seu grupo”; as motivações mais favoráveis sobre o consumo de bebida alcoólica foram “para relaxar ou acalmar os nervos” e “para se sentirem mais adultos”. Quanto ao Conhecimento e Crenças eles acreditam que o álcool “pode causar dependência física” e o consumo de cachaça “ajuda a descontrair/ desinibir”. |
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