|
Título:
Egressos da Escola Agrotécnica Federal de Alegre e sua inserção
regional
Resumo: O objetivo proposto nesta dissertação
foi o de identificar e analisar o perfil dos egressos formados na Escola
Agrotécnica Federal de Alegre – ES, antes e depois da última
reforma da educação, quanto a sua inserção
ao mercado de trabalho, e não só quanto à empregabilidade,
mas também, quanto às habilidades e competências conferidas
aos egressos, no que diz respeito às exigências de mercado,
cujo lema anterior à reforma era “aprender a fazer e fazer
aprender”, e pós-reforma “aprender a aprender”.
Antes da reforma, a escola oferecia o curso Técnico em Agropeucária.
Depois da reforma foram incluídos os cursos Técnico em Agroindústria
e Pós-Médio Técnico em Cafeicultura, Informática
e Aqüicultura. Procurou-se organizar o trabalho da seguinte forma
: primeiramente constituiu-se no resgate da história da Escola
Agrotécnica Federal de Alegre, desde a fundação até
o presente momento, bem como a sua inserção na política
educacional do país como formadora de mão-de-obra para o
setor agropecuário, através dos órgãos e Leis
da Educação. O questionamento foi levantado através
de dados obtidos nas reuniões, visitas, encontros, entrevistas
e aplicações de questionários, pois devido a falta
de informações da instituição quanto ao “perfil
dos seus egressos” tornou-se relevante a pesquisa, para a adequação
dos cursos objetivando atender à demanda de mercado, visto ter
a instituição poucos instrumentos para levantar e analisar
tal questão. Participaram desta pesquisa os alunos da EAFA, que
após o treinamento, aplicaram os questionários nos trinta
e quatro municípios do sul do estado, que constituíram o
foco da pesquisa, onde foram selecionados sessenta e oito educandos residentes
nestes municípios, havendo a aplicação de 164 questionários.
Salientamos também o levantamento da pesquisa realizada no encontro
dos ex-alunos da EAFA, no mês de julho de 2003, onde foram aplicados
243 questionários, num total de 407 questionários aplicados
nesta pesquisa, constatação esta, junto à análise
documental e observação presencial, da realidade do perfil
dos egressos deste educandário. No último momento, propomos
a este educandário a revisão da carga horária dos
cursos ministrados, bem como a adequação das práticas
com teorias, adequação do ano letivo com o ano agrícola,
uma maior integração da escola com a comunidade, um maior
apoio ao sindicato e classes representativas, desenvolvendo políticas
educacionais pela melhoria salarial, reconhecimento e regularização
das profissões e finalmente a adequação permanente
dos currículos às exigências do mercado. |
|