Paulo Robson Mansor Dissertação na íntegra
 

Título: Egressos da Escola Agrotécnica Federal de Alegre e sua inserção regional

Resumo: O objetivo proposto nesta dissertação foi o de identificar e analisar o perfil dos egressos formados na Escola Agrotécnica Federal de Alegre – ES, antes e depois da última reforma da educação, quanto a sua inserção ao mercado de trabalho, e não só quanto à empregabilidade, mas também, quanto às habilidades e competências conferidas aos egressos, no que diz respeito às exigências de mercado, cujo lema anterior à reforma era “aprender a fazer e fazer aprender”, e pós-reforma “aprender a aprender”. Antes da reforma, a escola oferecia o curso Técnico em Agropeucária. Depois da reforma foram incluídos os cursos Técnico em Agroindústria e Pós-Médio Técnico em Cafeicultura, Informática e Aqüicultura. Procurou-se organizar o trabalho da seguinte forma : primeiramente constituiu-se no resgate da história da Escola Agrotécnica Federal de Alegre, desde a fundação até o presente momento, bem como a sua inserção na política educacional do país como formadora de mão-de-obra para o setor agropecuário, através dos órgãos e Leis da Educação. O questionamento foi levantado através de dados obtidos nas reuniões, visitas, encontros, entrevistas e aplicações de questionários, pois devido a falta de informações da instituição quanto ao “perfil dos seus egressos” tornou-se relevante a pesquisa, para a adequação dos cursos objetivando atender à demanda de mercado, visto ter a instituição poucos instrumentos para levantar e analisar tal questão. Participaram desta pesquisa os alunos da EAFA, que após o treinamento, aplicaram os questionários nos trinta e quatro municípios do sul do estado, que constituíram o foco da pesquisa, onde foram selecionados sessenta e oito educandos residentes nestes municípios, havendo a aplicação de 164 questionários. Salientamos também o levantamento da pesquisa realizada no encontro dos ex-alunos da EAFA, no mês de julho de 2003, onde foram aplicados 243 questionários, num total de 407 questionários aplicados nesta pesquisa, constatação esta, junto à análise documental e observação presencial, da realidade do perfil dos egressos deste educandário. No último momento, propomos a este educandário a revisão da carga horária dos cursos ministrados, bem como a adequação das práticas com teorias, adequação do ano letivo com o ano agrícola, uma maior integração da escola com a comunidade, um maior apoio ao sindicato e classes representativas, desenvolvendo políticas educacionais pela melhoria salarial, reconhecimento e regularização das profissões e finalmente a adequação permanente dos currículos às exigências do mercado.