|
Título:
Mecanismo de interação teórico e prático no
ensino e preparo da ordenha e seus efeitos sobre o desempenho de vacas
leiteiras
Resumo: Este trabalho foi realizado
na Escola Agrotécnica Federal de Uberlândia-MG, tendo como
sujeitos da pesquisa os alunos da 3a série orientados para desenvolver
um trabalho de campo relativo ao manejo de alimentação e
ordenha dos animais em experimento -um delineamento em switch-bach. Dez
animais foram utilizados para observação e ficaram em confinamento
por um período de quatorze dias necessários à adaptação
dos procedimentos da pesquisa, divididos em dois blocos de 05 (cinco)
animais, tendo cada um desses blocos cinco tratamentos diferenciados.
O período para permanência dos animais em cada tratamento
foi de sete dias consecutivos com coleta de dados duas vezes ao dia (duas
ordenhas). Esse experimento definiu a ocorrência de uma queda na
produção de leite, quando o acoplamento foi feito após
três minutos da indução A intenção desse
trabalho é comprovar que existem fatores favoráveis a considerar
para uma ordenha correta. Paralelamente ao experimento, esse projeto se
preocupou em elaborar uma nova maneira de transmitir o conhecimento. Sabemos
que a Escola precisa construir uma nova relação educativa,
baseada na paixão pelo conhecimento. Foram elaborados dois questionários
-- no início e no final -- para detectar o nível de conhecimento
dos alunos sobre o manejo da ordenha, as suas informações
tecnológicas e o relacionamento com os animais. Verificou- se que
houve um aprendizado substancial por parte dos alunos, quando comparadas
as informações obtidas no primeiro questionário,
ou seja, antes das aulas. |
|