Paulo Roberto Chaltein de Almeida Ribeiro Dissertação na íntegra
 

Título: Mecanismo de interação teórico e prático no ensino e preparo da ordenha e seus efeitos sobre o desempenho de vacas leiteiras

Resumo: Este trabalho foi realizado na Escola Agrotécnica Federal de Uberlândia-MG, tendo como sujeitos da pesquisa os alunos da 3a série orientados para desenvolver um trabalho de campo relativo ao manejo de alimentação e ordenha dos animais em experimento -um delineamento em switch-bach. Dez animais foram utilizados para observação e ficaram em confinamento por um período de quatorze dias necessários à adaptação dos procedimentos da pesquisa, divididos em dois blocos de 05 (cinco) animais, tendo cada um desses blocos cinco tratamentos diferenciados. O período para permanência dos animais em cada tratamento foi de sete dias consecutivos com coleta de dados duas vezes ao dia (duas ordenhas). Esse experimento definiu a ocorrência de uma queda na produção de leite, quando o acoplamento foi feito após três minutos da indução A intenção desse trabalho é comprovar que existem fatores favoráveis a considerar para uma ordenha correta. Paralelamente ao experimento, esse projeto se preocupou em elaborar uma nova maneira de transmitir o conhecimento. Sabemos que a Escola precisa construir uma nova relação educativa, baseada na paixão pelo conhecimento. Foram elaborados dois questionários -- no início e no final -- para detectar o nível de conhecimento dos alunos sobre o manejo da ordenha, as suas informações tecnológicas e o relacionamento com os animais. Verificou- se que houve um aprendizado substancial por parte dos alunos, quando comparadas as informações obtidas no primeiro questionário, ou seja, antes das aulas.