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Título:
A inclusão dos princípios fundamentais do
empreendedorismo empresarial no Curso Técnico em Agropecuária
da Escola Agrotécnica Federal de Barbacena-MG.
Resumo: Este trabalho
tem como base o Curso Técnico em Agroindústria da Escola
Agrotécnica Federal de Barbacena-MG, a primeira escola de ensino
agrícola do Brasil, criada pelo Decreto nº 8.358, de 09 de
novembro de 1910, que ao longo de sua trajetória histórica
tornou-se um importante marco na educação profissional agrícola
na região da Zona das Vertentes de Minas Gerais. Estruturada sob
a égide da Pedagogia do Trabalho, constituída pelo paradigma
taylorista-fordista, tendo por meta formar cidadãos como mão-de-obra
para o mercado de trabalho. Todavia, apesar da excelente preparação
técnica e operacional de seus educandos, com o processo de internacionalização
da economia, a competitividade no mercado de trabalho tornou-se mais acirrada,
exigindo maiores qualificações e capacitações
de seus agentes. Face ao exposto, o presente trabalho consiste na inclusão
dos princípios fundamentais do empreendedorismo empresarial, bem
como a inserção de conhecimentos socioeconômicos em
interface aos operacionais didático-pedagógicos, através
da interdisciplinaridade entre as disciplinas de formação
técnica e as de cultura empreendedora para os alunos do curso técnico
em agroindústria oferecido pela Escola Agrotécnica Federal
de Barbacena-MG, levando-os a conhecer as perspectivas de futuros profissionais,
viabilizando sua interação com o mercado, não apenas
como força de trabalho, mas também como empreendedores.
Atualmente, com algumas exceções, devido ao baixo índice
de absorção de mão-de-obra no setor do agronegócio
do município barbacenense e da região, percebe-se a necessidade
de preparar os jovens formandos para irem além das oportunidades
de emprego abertas pelas empresas. Portanto, torna-se relevante estabelecer
um novo perfil profissional, com competência e habilidade para ser
agente ativo, empreendedor, conhecedor do mercado agroindustrial, seus
pontos fortes e fracos, saber correr riscos calculados, ser persistente,
comprometido, independente e autoconfiante. Tem-se como objetivo ampliar
os horizontes profissionais e pessoais de seus egressos, com potencialidades
para vencer a baixa empregabilidade, na busca de alternativas necessárias
para gerar ocupação e renda. A partir do ano de 2001 até
2005 formaram 109 (cento e nove) técnicos. Mensurou-se a título
estatísticos, 41 (quarenta e um) egressos, com os seguintes resultados:
1 (um) atua no mercado de trabalho agroindustrial; 11 (onze) atuam fora
do mercado agroindustrial; 5 (cinco) atuam no mercado informal; 11 (onze)
estão estudando e fora do mercado de trabalho, e 13 (treze) estão
desempregados. Por fim, tais indicadores apontam para a necessidade de
uma reformulação e associação de conceitos
no Curso Técnico em Agroindústria da Escola Agrotécnica
Federal de Barbacena-MG. |
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