Paulo Henrique da Costa Ferreira Dissertação na íntegra
 

Título: Gestão participativa na escola: construindo relações

Resumo: Um dos maiores desafios das instituições nos dias atuais é criar um ambiente participativo, isto é, a participação de todos da organização na definição de prioridades e um ambiente de satisfação entre os trabalhadores da organização. O trabalho foi realizado no Colégio Técnico da Universidade Rural do Rio de Janeiro, com o objetivo de avaliar a gestão da instituição para identificar o grau de participação da comunidade na definição de prioridades administrativas, levando em consideração os critérios técnicos de uma gestão participativa dos recursos orçamentários e a percepção da comunidade sobre a gestão quanto ao grau de participação. O trabalho constou da seguinte metodologia de pesquisa: de um total de 144 indivíduos, 45 (31,25%) responderam à pesquisa, sendo 18 (dezoito) docentes, 20 (vinte) discentes e 7 (sete) técnicos administrativos. Os atores responderam questões sobre a participação na gestão da instituição que ficou constatado a falta de participação, falta de comunicação entre os atores, falta de um Projeto Político Pedagógico construído pela comunidade e falta de um planejamento financeiro. As decisões e as prioridades são definidas pela direção, professores e, na maioria das vezes, somente pelo gestor, deixando os outros atores de fora da administração do colégio. O referencial teórico concentra-se no conceito de gestão participativa, gestão comunicativa, competências e habilidades do gestor escolar, conceito de orçamento público, orçamento participativo, fases da despesa pública e teorias que fundamentam o estudo. O resultado da pesquisa detectou uma gestão autoritária na instituição de ensino. Recomendamos o uso da gestão participativa como estratégia de superação do autoritarismo e do individualismo visando a construção de uma escola cidadã.