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Título:
Gestão participativa na escola: construindo relações
Resumo: Um dos maiores
desafios das instituições nos dias atuais é criar
um ambiente participativo, isto é, a participação
de todos da organização na definição de prioridades
e um ambiente de satisfação entre os trabalhadores da organização.
O trabalho foi realizado no Colégio Técnico da Universidade
Rural do Rio de Janeiro, com o objetivo de avaliar a gestão da
instituição para identificar o grau de participação
da comunidade na definição de prioridades administrativas,
levando em consideração os critérios técnicos
de uma gestão participativa dos recursos orçamentários
e a percepção da comunidade sobre a gestão quanto
ao grau de participação. O trabalho constou da seguinte
metodologia de pesquisa: de um total de 144 indivíduos, 45 (31,25%)
responderam à pesquisa, sendo 18 (dezoito) docentes, 20 (vinte)
discentes e 7 (sete) técnicos administrativos. Os atores responderam
questões sobre a participação na gestão da
instituição que ficou constatado a falta de participação,
falta de comunicação entre os atores, falta de um Projeto
Político Pedagógico construído pela comunidade e
falta de um planejamento financeiro. As decisões e as prioridades
são definidas pela direção, professores e, na maioria
das vezes, somente pelo gestor, deixando os outros atores de fora da administração
do colégio. O referencial teórico concentra-se no conceito
de gestão participativa, gestão comunicativa, competências
e habilidades do gestor escolar, conceito de orçamento público,
orçamento participativo, fases da despesa pública e teorias
que fundamentam o estudo. O resultado da pesquisa detectou uma gestão
autoritária na instituição de ensino. Recomendamos
o uso da gestão participativa como estratégia de superação
do autoritarismo e do individualismo visando a construção
de uma escola cidadã. |
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