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Título:
Relação entre crença e ação
do professor de educação física de duas Escolas Agrotécnicas
Federais e dois Centros Federais de Educação Tecnológica
de Minas Gerais - confrontando realidades
Resumo: Esta pesquisa
foi realizada na Escola Agrotécnica Federal de Barbacena, Escola
Agrotécnica Federal de Uberlândia, Centro Federal de Educação
Tecnológica e Bambuí e Centro Federal de Educação
Tecnológica de Uberaba, com sete professores de educação
física e 550 alunos, para se determinar a relação
existente entre crença e ação dos professores de
educação física. Os instrumentos utilizados para
coleta de dados foram entrevistas semi-estruturadas com os professores,
onde foram relacionadas suas crenças, os planejamentos anuais de
educação física solicitados aos professores, um questionário
de informações demográficas dos professores e um
questionário estruturado aos alunos, de acordo com as crenças
encontradas nas entrevistas dos professores. Complementando a coleta de
informações, as aulas de educação física
foram filmadas e anotações suplementares realizadas. A análise
dos dados realizou-se através da comparação de informações
entre as crenças das entrevistas com as imagens das aulas, que
representaram as ações do professor. Os questionários
dos alunos, os questionários demográficos e os planejamentos
anuais serviram de subsídios para justificarem as ações
ou as crenças dos professores. Os resultados obtidos apontaram
para uma crença relacionada com as ações dos professores
em seis fatores, dentre as oito circunstâncias investigadas. Portanto,
considerou-se as crenças dos professores parcialmente associadas
às suas ações durante as aulas de educação
física. |
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